Design

5 Designers brasileiros que merecem nossa atenção!

Como disse no último texto, sobre Aloísio Magalhães, não temos o costume de supervalorizarmos designers estrangeiros e esquecermos daqueles que nasceram em nossas terras tupiniquins. Portanto, segue abaixo o trablho de 5 designers brasileiros, atuais, que merecem nossa atenção.

1 – Fred Gelli, quase foi parar na Engenharia, mas desistiu do curso depois de três semanas de aula. Ele tinha o sonho de desenhar veleiros e acreditava que não conseguiria realizar isso em Engenharia Naval, pois o curso era muito mais voltado ao cálculo do que à arte. Para realizar seu sonho, Fred se voltou às origens de sua família e foi parar no  curso de Design. Hoje ele é dono de uma das maiores agências de design do país.

2 – Gustavo Greco, reconhecido como o mineiro domador de leões: Ele acumula em sua carreira duas premiações no aclamado Festival de cannes e já integrou o júri na categoria Design do mesmo evento. Fundador e diretor de criação da Greco Design, atua como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do Iec – Puc MG e também é diretor da aBeDesIGN. Além do Festival de Cannes, foi jurado no Prêmios Lusos (2013), na 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfco (2012) e no Festival el ojo de Iberoamerica (nas edições de 2013 e 2011).

3 – Gustavo Piqueira, à frente da Casa Rex, casa de design gráfico internacional, com sedes em São Paulo e Londres, Gustavo Piqueira é o mais premiado designer gráfico do Brasil, tendo recebido mais de 200 prêmios de design. Liderando uma equipe de mais de 40 profissionais, desenvolve desde projetos de design estratégico para marcas globais de consumo, até projetos experimentais, tendo desenvolvido alfabetos e ilustrado mais de 10 livros infantis.

4 – Ana Couto, designer formada pela PUC-Rio, concluiu o mestrado em Visual Communication no Pratt Institute, em Nova York, com outstanding merit, antes de se especializar em Branding na Kellogg School of Management. Em 2015, formou-se no curso OPM (Owner/President Management Program), na Harvard University. Fundou a Ana Couto Branding em 1993, com a proposta de trabalhar o Design como ferramenta para construir Marcas fortes. É referência em Branding no Brasil, e constrói, há mais de 20 anos, valor de Marca para clientes como BASF, Beach Park, Buscapé Company, Caixa Seguradora, Frescatto, Itaú Unibanco, P&G, Rio Galeão, Rosa Chá, Somos Educação, Teleperformance, entre outros.

5 – Chico Homem de Mello é designer, arquiteto, mestre e doutor pela FAU/USP, onde é professor. É sócio da Homem de Melo & Troia Design, instituição com ações voltadas para as áreas de educação e de cultura. Publicou, entre outros, O design como ele é (Ateliê Editorial, 2007) e O design gráfico brasileiro (Cosac Naify, 2006).

Clique aqui para comentar ( )