Design

A cerâmica e o design

A cerâmica é um material que há muito é possível acompanhar no design. No Brasil, uma grande quantidade de produtos é criada utilizando essa matéria-prima tão abundante e interessante. Desde tempos antigos o processo de fabricação da cerâmica pode ser encontrado em várias tribos indígenas no país, e várias regiões se destacam pela produção artesanal de peças que são vendidas para todo o território nacional.

Desde muito tempo o barro é utilizado no cotidiano e na produção de objetos nas sociedades. No Egito, por exemplo, a cerâmica era um importante ofício dos cidadãos egípcios, apresentando pinturas e desenhos típicos da época, com estética mais simples e retilínea. Na Grécia Antiga também é possível conhecer algumas peças criadas com forte estilo, predominando as formas geométricas como círculos, losangos e linhas retas. Nelas também se encontram vários tipos de pinturas, muitas com temas cotidianos, da mitologia e da guerra.

             

Cerâmica grega                                                                                Cerâmica egípcia

A argila e o design sempre estiveram entrelaçados, e essa junção é possível presenciar hoje em grandes peças criativas que a tem como principal material. Sejam elas esmaltadas, pintadas, com formas simples ou mais rebuscadas, o design reservou um lugar especial para ela, que hoje pode ser vista principalmente na decoração e na construção de utilitários do dia a dia.

Atualmente, os objetos de cerâmica criados por designers e criadores têm uma estética na maioria das vezes minimalista, com poucos detalhes, valorizando a forma e o material em si. O visual mais contemporâneo tem ganhado o gosto de muitos admiradores, não deixando de lado alguns processos artesanais que dão ainda mais charme para os produtos finais.

Selecionei abaixo algumas criações de artistas incríveis e atuais com esse material que não é tão recente assim. Inspire-se!

                Peças Heloísa Galvão

Priscilla Ramos

Cerâmicas de Nathalie Dérouet

Nathalie Dérouet

Nathalie Dérouet

Luminária Ovo, da Muma

Svenja Kalteich

Svenja Kalteich

Clique aqui para comentar ( )