Fotolia

A Genialidade de James Gurney

James Gurney

Fala criativos!

Hoje gostaria de lhes mostrar um mestre moderno da ilustração e pintura, James Gurney. Também aproveitar para analisar o que torna ele tão interessante e tão talentoso. Em uma época em que é possível usar diversos recursos digitais para se atingir resultados realistas, James Gurney se mostra de um talento muito intrigante ao conseguir realizar obras magníficas em mídias tradicionais (óleo e aquarela), apenas de uma boa olhada abaixo:

Todo o gênio tem um formação e hábitos que podem ser estudados, James não chegou nessa ponto de aptidão por acaso ou por simplesmente desenhar todo dia, ele teve que fazer um esforço a mais para tornar sua arte tão impressionante e agora vamos analisar esses aspectos.

James Gurney é um cientista

Todo cientista é no fundo um curioso que procura a lógica atrás das coisas, James tem essa percepção de que o que vemos no mundo real só pode ser aplicado propriamente na arte quando analisado sobre uma ótica científica. Assim, sair na natureza para compreender os fenômenos “in-loco” é imprescindível para conseguir chegar a um resultado real.

No vídeo abaixo ele pinta uma folhagem ao ar livre e demonstra diversos fenômenos de iluminação e cor que existem na natureza e não podem ser claramente observados apenas em fotografias.

James Gurney é um eterno estudante

Junte a curiosidade com o fato de que James acredita nunca conhecer o suficiente o objeto que será retratado, o que faz com que seus estudos vão além de ir na natureza observar os fenômenos. Um exemplo disso são as maquetes que ele literalmente constrói apenas para conseguir ter uma referência para suas pinturas.

Quando você compreende todo o processo que ele toma apenas para representar um elemento, fica claro que a intenção de James é sempre continuar aprendendo, pois mesmo com toda a sua experiência, ele tem completa noção de que nunca se sabe o suficiente.

Como isso não bastasse, ele também estuda continuamente o processo de outros pintores clássicos, o que se torna um atalho ao aprender diferentes abordagens para as técnicas usadas.

James Gurney é obcecado 

Mesmo compreendendo a ciência e física por trás dos eventos da natureza e mesmo praticando incansavelmente, um aspecto precisa ser citado é que James é simplesmente um obcecado pelo o que ele faz. O video abaixo mostra todos os bastidores feitos para a realização dos livros Dinotopia, vemos que não só ele fez diversos estudos, como viajou para lugares para compreender melhor como realizar suas ideias, montou maquetes e mais maquetes pra conseguir visualizar fenômenos entre outros esforços que vão muito além de apenas desenhar. James Gurney literalmente vive o que faz, para ele isso não se trata de um trabalho, porém de sua vida e isso que torna seu trabalho tão sensacional.

Se você gostou tanto do trabalho do James como de seu processo pro trás e pretende seguir um caminho semelhante (artes / ilustração), recomendo que você veja seus dois livros: Light and Color Imaginative Realism, além claro dos diversos tutoriais que ele publicou.

E já que estamos falando de recursos úteis para criativos, sabia que o Fotolia, o banco de imagens e videos da Adobe, está com 20% de desconto em sua assinatura mensal? Além disso, clicando aqui você ganha 1 mês de assinatura grátis + 5 imagens grátis, não perca.

Obrigado pela atenção pessoal, nos falamos no próximo post.

Clique aqui para comentar ( )