A Gigante Rovio Mobile

Olá pessoal! Nesse post vamos falar de uma empresa que apenas com alguns pássaros e porcos conquistaram o Mundo. Então vamos conhecer um pouco mais sobre sua história e de seu sucesso.

Rovio
Em 2003 três estudantes da Helsinki University of Technology, Niklas Hed, Väkeväinen Jarno, e Dikert Kim, participavam de uma competição de desenvolvimento de jogos para celular, sendo patrocinada pela Nokia e Hp na Finlândia. Esses três jovens ganharam a competição com um jogo multiplayer  chamado “King of the Cabbage Word”, fazendo com que ,tempos depois, os três se juntassem e fundasse sua própria empresa chamada Relude. Em 2005, mas precisamente no mês de janeiro, eles receberiam um grande investimento de um business angle (pessoas de grande influencia econômica que fazem investimentos em empresas com alto potencial de crescimento, em troca de parte do capital) que faria com que eles mudassem o nome da empresa para Rovio Mobile e ai é que sua história começa.
Angry Birds
A Rovio já fez alguns jogos mas o jogo que faria com que sua carreira fosse alavancada seria lançado em dezembro de 2009, o jogo de pássaros mais famoso do mundo o Angry Birds! Sua história é bem simples: os pequenos pássaros estão com raiva de um grupo de porcos verdes que roubaram seus ovos e o objetivo do jogador é recuperar esses ovos, destruindo as estruturas onde os porcos estão escondidos. Tamanho foi o sucesso que o Angry Birds chegou a mais de 1 bilhão de downloads, rendendo a empresa em torno de US$ 70 milhões(500 vezes o que foi investido na sua produção), fazendo com que o Angry Birds se tornasse um dos jogos mais lucrativos da história. Hoje com todo esse sucesso podemos encontrar: camisas, chaveiros, bonés, garrafas entre outros. Atualmente é possível jogar o Angry Birds em várias plataformas como: iOS, PC, PSP, PlayStation 3, Mac OS X, Android, WebOS, Maemo e Symbian3 tendo também versões para o navegador da Google e para redes sócias como Google+ e Facebook.
Angry Birds

Como todo grande sucesso foi criada uma certa expectativa no jogo, então a Rovio criou  “extenções”do jogo: Angry Birds seasons(com várias temáticas como: Dia dos namorados, Natal, Halloween, Ano Novo Chinês entre outros), Angry Birds Rio(com a temática do filme Rio), Angry Birds Space(feito com parceria com a NASA para nos dar uma jogabilidade mais real possível) e o mais novo Angry Birds Star Wars. Como podemos ver esse jogo causou um grande impacto pois, não é só você puxar o estilingue e jogar o pássaro, mas tem toda uma física por trás disso sem contar do raciocino envolvido para acabar o estágio fazendo mais pontos com menos pássaros.
Angry Birds

Mas se você pensa que a Rovio só produziu esses você está muito enganado. Existe um jogo chamado “Bad Piggies” que são com os mesmos porquinhos do Angry Birds tentando capturar os ovos com suas engenhocas, jogo muito divertido e viciante assim como o Angry Birds. Veja o trailer oficial aqui.
Angry Birds

E um outro jogo chamado “Amazing Alex”, jogo baseado num menino bastante inteligente com um quarto cheio de brinquedos. Como o Angry Birds, esse jogo também envolve muita física e logica com 100 níveis espalhados por 4 locais diferentes, fazendo com que você use mesmo sua cabeça e se divirta muito ao mesmo tempo. Veja o trailer oficial aqui.

Bom é isso! Pra você que não é muito ligado em jogos vale a pena conferir esses entre outros e pra quem gosta e não conhece esses, eles estão disponíveis na versão mobile na App Store e na Play Store.

Angry Birds

Clique aqui para comentar ( )