Fotolia

A Importância do Color Script

Pixar

Fala criativos! Hoje gostaria de falar sobre um assunto muito interessante, vamos falar do Color Script, um dos processos mais interessantes na criação de um filme / animação. O Color Script (ou Roteiro de Cor) é exatamente o que seu nome diz, um guia pelas cores utilizadas no filme, mas qual seria seu propósito.

Muito já falamos aqui no Design Culture sobre a importância das cores no Design (tem um ótimo post nosso aqui e aqui, caso seja do interesse), portanto acredito que vocês já tem uma boa noção do quão essencial são cores para um trabalho criativo.

Assim como temos o Style Frame (Frame de Estilo) que serve como um guia estético para um filme, o Color Script é um guia cromático para o diretor visualizar as transições de clima durante a película. Muitas vezes este não terá ilustrações altamente detalhadas, mas mais manchas e blocos de cores que representem o cenário e objetos. O essencial nessa etapa de produção é mapear a experiência que se pretende passar para o espectador final, por isso a criação do Color Script anda lado a lado com o roteiro (Script) em sí.

Um dos melhores exemplos dessa técnica aplicada em animação ocorre nos filmes da Pixar, abaixo temos o Color Script feito por Lou Romano para “Up”

Caso você tenha aberto a imagem outra aba deverá ter notado que se tratam de desenhos simples com sem muito detalhes e com blocos de gradientes e cores sólidas. Por esse motivo ele pode ser feito em mídias como pastel, como esse Color Script de “Procurando Nemo”

Em contraste, temos este criado para o “Os Incríveis” que é feita digitalmente, nele podemos ver claramente os blocos de cores brutos.

Embora em filmes o termo Color Pallete seja mais empregado do que o Color Script, que é mais utilizado em animação, o recurso também é utilizado por muitos diretores em conjunto com o Storyboard por serem duas ferramentas essencias na pré-visualização de uma película. Um site bem legal em que podemos ver claramente o Color Script de vários filmes é o Color in Motion

O nosso colega Michel Campos também fez recentemente um post  bem legal sobre as cores do filme “La La Land”, confira aqui.

Esse video do Channel Criwell que além de falar sobre cores em filmes, também entra um pouco sobre o assunto de transição de cores em filmes (OBS: esta em inglês, mas você pode habilitar as legendas).

Uma ótima maneira prática e rápida de treinar a criação de Color Scripts é através do uso de fotos, seja criando elas ou  através de fotomanipulação. Para uma criação bem feita é necessário ter acesso a recursos de qualidade como texturas, fotos e vídeos.

Algo que pode facilitar muito na sua criação é ter acesso a imagens diversas e de boa qualidade, um bom lugar para encontrar estas para uso em sua arte, é o Fotolia da Adobe, um banco de imagens líder mundial, que dá acesso instantâneo a mais de 62 Milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes, ou seja, um excelente material não só para estudar mas para trabalhos diversos!

Clique aqui para comentar ( )