Design

A simplicidade do Design

Créditos: FOTOLIA ADOBE

Quantas vezes já vimos ou compramos um produto e a primeira coisa que vem a nossa cabeça é sempre aquela frase clichê: “Como não pensei nisso antes?”

Desta forma, é preciso falar um pouco sobre soluções simples e práticas que nos encantam e também deixam a nós, criativos, com muita inveja das pessoas que as projetaram.

A cada dia que passa novas tecnologias são descobertas e nós, designers, começamos a idealizar projetos que possam fazer uso destas. Mas, existem alguns questionamentos que nem sempre levamos em consideração, como:

Será que estamos nos atendo muito ao futuro e esquecendo de aplicar as tecnologias já existentes, talvez até tachadas como “desatualizadas”? Até que ponto estamos buscando realmente projetos acessíveis para os usuários? Será que estamos de fato gerando soluções para os problemas ou apenas adicionando mais uma barreira econômica para aqueles que os enfrentam?

As respostas para essas perguntas não serão encontradas aqui neste artigo, para encontra-las é preciso parar e refletir um pouco sobre o que é ser designer e claro, estudar e aplicar os conceitos de design.

Não será da noite para o dia que iremos conseguir alcançar a simplicidade, mas como sempre dizem: A prática leva à perfeição!

A simplicidade e praticidade do Design, podem ser vista em projetos tão bem resolvidos que deixam qualquer um boquiaberto e com aquela leve “inveja” daqueles que conseguiram alcançar esse nível nas soluções que propõem.

Um exemplo inspirador é esse removedor de resíduos de superfícies antiaderentes, o “Raspa Raspa” da Naxos, um produto feito em plástico resistente que possui quatro cantos diferentes e lados retos que proporcionam maior facilidade na limpeza utensílios domésticos.

Outro produto bastante inspirador e inovador é o “Prendedor Multiuso”, 1º Lugar da 18ª edição do prêmio Museu da Casa Brasileira, projetado por Taciana Abreu e Marcela Albuquerque. Com sua forma inovadora o Prendedor Multiuso permite não só prender roupas, mas também pendura-las, servindo como um gancho. Ou seja, diferentemente da maioria dos prendedores de roupas, este é composto por apenas uma peça com dupla função.

Créditos: Adaptado do MCB

Existem diversos produtos simples e bem resolvidos, porém o que realmente importa é tomarmos todos estes como exemplos, adicioná-los a nosso repertório mental e perceber que existem atividades do nosso cotidiano que são simples e também precisam de soluções. E, talvez não precisemos da mais nova tecnologia para projetarmos algo bem resolvido.

Na maioria das vezes apenas nos inspiramos para resolver problemas que acreditamos que mudarão o mundo, deixando de lado os problemas de nosso cotidiano. Desta forma, lanço aqui um desafio… “Encontre um problema por semana e, dentre eles, resolva um a cada mês!”

Aos poucos começaremos a exercitar o olhar para encontrar essas oportunidades de atuação. E em seguida teremos no mínimo um portfólio para apresentar para vendermos nossos projetos ou para tentar uma vaga em alguma empresa de nosso interesse.

 

Referências:

MCB, Museu da Casa Brasileira. Prendedor de roupas multiuso. Disponível na internet por: <http://www.mcb.org.br/pt-BR/produtos/prendedor-de-roupas-multiuso>. Acesso em  janeiro de 2017.

NAXOS. Raspa Tudo. Disponível na internet por: <http://www.naxos.net.br/produtos/raspa-tudo/>. Acesso em janeiro de 2017.

Clique aqui para comentar ( )