Fotolia

Ajuste de Curvas no Photoshop

Antes de mais nada, se inscreva no nosso canal para receber dicas, inspirações, tutoriais e muito mais! Isso nos motiva a criar vídeos e artigos para levar conhecimento até você, que é nossa inspiração! É muito importante pra nós! Valeu :)

Hoje vou falar do comando de Curvas no Photoshop (Ctrl + M). Esse recurso não somente permite ajustes, como também cria efeitos interessantes nas imagens. Com ele é possível aumentar e reduzir destaques, trabalhar com sombras, contraste, escurecer ou clarear, reduzir a carga de cinza e deixar imagens lavadas e mais suaves. Além disso, também é possível trabalhar com tonalidades, já que as Curvas podem ser ajustadas para todos os canais de uma vez (dependendo do modo de cor – RGB, CMYK e LAB) ou para cada um individualmente. Assim, é possível inserir e remover certas tonalidades nas sombras, luzes ou na imagem por completo. Eu já gravei uma aula ensinando a remover a invasão de cores nas imagens com o comando de Equilíbrio de cores (Color Balance, Ctrl + B) e também através do recurso de Níveis (Levels, Ctrl + L).

Por falar em Níveis, o comando de Curvas é bem parecido. No entanto, este permite ainda mais controle, já que é possível criar pontos dentro do gráfico (histograma), modificando curvas ou até mesmo desenhando a “mão livre”. As seções mais excessivas da curva representam áreas de maior contraste, enquanto as seções mais achatadas representam áreas de menor contraste. É preciso ter cuidado, pois usar de forma demasiada ou incorreta pode arruinar suas imagens. Assim como várias aplicações do Photoshop, o comando de Curvas pode ser inserido diretamente na imagem ou através de uma camada de ajuste, que é a forma mais indicada, possibilitando ajustes futuros e preservando a camada original.

Veja alguns efeitos e ajustes através do comando de Curvas:

Imagem original, sem tratamento:

Aplicação do primeiro ajuste de Curvas, para clarear e escurecer áreas.

Segunda aplicação de Curvas, a fim de deixar tonalidades mais evidentes, como azuis e vermelhos.

Imagem original, sem tratamento:

Tratamento no canal RGB, alterando sombras a fim de deixar a imagem mais suave.

Tratamento de sombras nos canais Vermelho e Azul, a fim de deixar tonalidades mais evidentes.

Imagem original, sem tratamento, com bastante invasão de cor.

Remoção da invasão de cores com modo avançado, através do Conta-gotas de tons médios (meios tons ou pontos cinzas).

Na videoaula, mostro como é possível deixar as imagens com aspecto mais suave, minimizando tons muito escuros das sombras. Algo que muitos fotógrafos gostam e usam no Lightroom ou Camera Raw, através de Presets, que nada mais são que conjuntos de ajustes pré-definidos. O mais interessante, é que ao aprender e entender o funcionamento das Curvas, você aplicará efeitos e ajustes em qualquer editor de imagens, até mesmo de seu celular!

Bom, por hoje é tudo, pessoal! Gostou da imagem? Ela foi baixada do Fotolia, o banco de imagens da Adobe! Não perca essas incríveis promoções:
5 Imagens grátis
20% de desconto em seu pack mensal

Ahhh, me siga nas redes sociais!
Youtube, Behance, PinterestFacebook

Grande abraço!

Clique aqui para comentar ( )