Design

Os aplicativos perfeitos para designers!

Vamos combinar: se você ama essa profissão, você é um designer o dia inteiro. Da hora que acorda, até entrar nos mais profundos sonhos (ou crises criativas pré-sono), é impossível largar o ofício. Isso acontece porque as nossas mentes simplesmente não param. Criar é algo que fazemos em tempo integral!

Imagem: Fotolia

E que forma melhor de auxiliar todo esse fluxo de ideias, se não através do seu smartphone? Pensando nisso, nós separamos uma lista de aplicativos que o ajudarão na sua jornada. Desde exibir o seu portólio, criar paletas de cores e até procurar fontes, você encontrará várias possibilidades que facilitam muito a nossa vida.

01. BEHANCE
(iOS, Android)

Imagem: Abduzeedo

Sim, o principal portal de portfólios do mundo existe no formato de aplicativo. Com ele, você poderá ter acesso a todas as funções do site, como: explorar projetos, salvar coleções, visitar perfis, exibir o seu próprio portfólio e até publicar novos trabalhos! É necessário ter uma conta Adobe gratuita para acessar o app.

Bônus: Behance Display (iOS, Android)
Essa extensão do aplicativo permite que você faça download de todo o seu portfólio, para exibi-lo mesmo sem internet, em uma interface simples, organizada e editável.

02. MYPRICE
(iOS)

Imagem: HUH.maganize

Nós temos um artigo falando sobre formas de calcular o valor do seu trabalho, clique aqui. O MyPrice é uma calculadora para freelancers. O aplicativo é gratuito e leva em conta a sua formação, experiência, natureza do projeto até a localização do cliente. Isso permite que você determine se vai cobrar por hora ou por projeto. A parte ruim é que o nosso real ainda não faz parte das moedas cotadas no app. Confira abaixo a dica brazuca.

Bônus: Calculadora Freelance (Android)
Uma outra forma de calcular os seus projetos, bem detalhada, porém sem tantas funcionalidades. É possível calcular o valor do projeto, descobrir o preço da sua hora de trabalho e verificar ganhos mensais. Vale a pena conferir!

03. MYPANTONE
(iOS, Android)

Imagem: ARTSMOVED

Agora você pode levar a tabela PANTONE ® para onde precisar. Você terá acesso as mais de 13.000 cores, possibilitando criar paletas que podem ser compartilhadas com amigos, clientes e fornecedores. Com a câmera do seu celular, você poderá tirar fotos para que o aplicativo extraia as cores mais próximas do que foi capturado. As configurações do aplicativo permitem que as cores exibidas na tela do seu celular possuam o máximo de fidelidade possível, evitando surpresas. Existe ainda a função de criar combinações harmoniosas de cores, automaticamente.

04. WHAT THE FONT
(iOS)

Imagem: MyFonts

Além de pesquisar e comparar tipografias, o aplicativo possui a funcionalidade de encontrar fontes através de fotos que você tirar. Se encontrar alguma tipografia pela qual se apaixonou, é só mirar a câmera e o WhatTheFont tentará identificar, letra por letra, qual a fonte está ali. Em breve, estará disponível também para Android.

05. ADOBE PHOTOSHOP
(Confira as versões abaixo)

Imagem: TechCrunch

Sim, você pode ter o Photoshop no seu celular! A Adobe disponibiliza o software em diferentes versões de aplicativo, com funções e finalidades isoladas.

Adobe Photoshop Express (iOS, Android) – Com ferramentas de edição instantânea para fotos. Com um toque, ajuste o contraste, a exposição e o equilíbrio de cores. Controles para nitidez, reflexos, sombras, temperatura, matiz e vibração. Compatível até com o formato raw e arquivos grandes.

Adobe Photoshop Mix (iOS, Android) – Torna mais rápido e fácil cortar, combinar e mesclar perfeitamente fotos para criar imagens sofisticadas com várias camadas. Aplique um dos mais doze visuais em áreas selecionadas ou em toda a foto. Ele trabalha com a maioria dos blend modes do Photoshop e mantém as camadas de fotos originais, intactas.

Adobe Photoshop Sketch (iOS, Android) – Desenhe com lápis, canetas, marcadores, borrachas e pincéis de acrílico, tinta, giz e aquarela para criar ilustrações que podem ser enviadas como arquivos com camadas para o Adobe Photoshop CC ou o Adobe Illustrator CC.

Adobe Photoshop Fix (iOS, Android) – Permite que você retoque e faça restaurações poderosas, e ainda assim de maneira simples, em imagens em seu celular. Corrija, suavize, distorça, ilumine e faça outras edições e ajustes para o look exato que você procura.

06. ADOBE CAPTURE CC
(iOS, Android)

Imagem: Adobe

Capture, edite e compartilhe rapidamente ativos de design criados exclusivamente — incluindo pincéis, cores, filtros e formas — para usar no aplicativos como o Adobe Photoshop e Illustrator. Extraia temas de cor das fotos e do mundo ao seu redor. Brinque com as predefinições baseadas na teoria da cor e faça alterações opcionalmente com os controles deslizantes de RGB e HSB. Converta instantaneamente o que você vê, ou desenhou, em gráficos de vetor. Use o controle deslizante para ajustar o nível de detalhe e toque em detalhes específicos para mantê-los ou removê-los.

07. ADOBE ILLUSTRATOR DRAW
(iOS, Android)

Imagem: Adobe

Vencedor do “Tabby Award” de Criação, Design e Edição e prêmio “Escolha dos Editores” da PlayStore. Crie arte vetorial com camadas de imagem e desenho que você pode enviar para o Adobe Illustrator CC ou para o Photoshop CC. Amplie até 64 vezes para alterar detalhes delicados. Cinco tipos de canetas diferentes com opacidade, tamanho e cor ajustáveis. Várias camadas de imagem e de desenho, que você poderá renomear, duplicar, combinar e ajustar.

08. ADOBE ACROBAT READER
(iOS, Android)

Imagem: Propaganda.net.gr

O Adobe Acrobat Reader permite exibir, anotar e assinar PDFs com segurança e gratuitamente. Abra rapidamente documentos em PDF a partir do seu email, da Web ou de qualquer aplicativo que ofereça suporte para a opção “Compartilhar”. Pesquise, role, amplie ou reduza. Escolha entre diferentes modos de leitura. Use o seu dispositivo para tirar fotos de qualquer coisa — documentos, quadros de comunicação, formulários, imagens, recibos ou notas — e salve como PDF.

Curtiu a nossa seleção? Conhece algum aplicativo super criativo que gostaria de acrescentar? Comenta aí e compartilha com a gente! Abraços e até a próxima.

Capa do artigo: Fotolia

Clique aqui para comentar ( )