Fotolia

Aprenda Photoshop fácil e rápido com a Adobe

Fala criativos!

Se você, assim como boa parte dos leitores aqui do DC, trabalha ou almeja trabalhar na indústria criativa, já deve estar careca de saber que um dos pré-requisitos é saber manusear alguns softwares que são essenciais para nosso mercado, talvez o principal deles seja justamente o Adobe Photoshop. Caso você tenha chegado na terra ontem, o Adobe Photoshop se trata do software de edição de imagens mais utilizado no mundo, gerado a partir de um simples editor de imagens bitmap PB em 1987. O programa tem recebido diversas atualizações que não o tornam mais apenas um editor de imagens, tendo hoje ferramentas que possibilitam o uso de 3D e edição do video sem a necessidade de outros programas.

Voltando ao assunto aprendizado, me lembro muito bem quando comecei minha jornada no meio da comunicação e tenho plena noção de como o Adobe Photoshop pode ser uma ferramenta extremamente atraente, mas de difícil aprendizado por justamente ter diversas funções. E foi pensando nisso que a própria Adobe decidiu criar no seu canal de Youtube oficial do Photoshop a playlist “3,2,1…Photoshop!”

A playlist é composta de videos curtos como esses, narrados por Julieanne Kost com dicas breves mas que vão lhe ajudar bastante, visto que todas elas são focadas nas ferramentas e funções mais recorrentes do software. Podem parecer coisas simples, mas quando você aplica esses atalhos e dicas apresentados ganha um tempo muito grande que você possivelmente perderia se tivesse feito apenas da maneira intuitiva. O tutorial abaixo, por exemplo, mostra diversos atalhos e dicas simples para serem utilizados no painel de layers, coisas que podem parecer banais, mas que pessoalmente confesso que agilizaram bastante meu processo de trabalho assim que comecei a aplicá-las:

Neste outro tutorial, Julieanne Kost explica um pouco mais sobre os diversos tipos de zoom. Confesso que por muito tempo utilizei o básico ctrl + / ctrl – , mas após assistir este video percebi que temos muito mais opções, como zoom específico, criar uma área de zoom e realizar um zoom simultâneo entre layers:

Para alguns podem parecer dicas para iniciantes, mas como comentei antes, algumas coisas nem eu tinha noção de que existiam, mesmo já trabalhando com o Photoshop há quase 10 anos. Logo, gostaria de enfatizar que todos podem fazer proveito dessa playlist de videos, iniciantes e profissionais.

É claro, a melhor maneira de conseguir enraizar as dicas passadas por Julianne é através da prática diária do que foi passado e talvez a melhor maneira, tanto quando você é iniciante ou profissional, é tendo projetos pessoais. Muitas pessoas me perguntam onde podem conseguir imagens para fazer tais projeto e minha resposta sempre é que você  pode usar um banco de imagens e sabia que o Fotolia, o banco de imagens e videos da Adobe, está com 20% de desconto em sua assinatura mensal? Além disso, clicando aqui você ganha 1 mês de assinatura grátis + 5 imagens grátis, não perca.

Obrigado pela atenção pessoal, nos falamos no próximo post.

Fonte: Publicitários Criativos

Clique aqui para comentar ( )