Inspirações

Arne Jacobsen e seu legado

Arne Jacobsen nasceu em Copenhague, Dinamarca em 11 de fevereiro de 1902, Jacobsen foi um arquiteto dinamarquês que atuou com sucesso nas áreas de decoração, projetista de móveis e produtos.

Quando criança ajudava na decoração da casa, quando notava alguns exageros dos pais, pintava de branco os papéis de parede do próprio quarto. A princípio queria ser pintor, no entanto seu pai achou a carreira de arquiteto uma escolha mais promissora e sensata.

Enquanto estudava arquitetura, em 1925 participou da feira de arte em Paris, Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels, nessa viagem ele ficou fascinado pela estética do pavilhão L’Esprit Nouveau (O Novo Espírito), de Le Corbusier.

Pavilhão L’Esprit Nouveau, Le Corbusier

Arne Jacobsen também viajou para a Alemanha, onde se familiarizou com a arquitetura racionalista de Mies van der Rohe e Walter Groupius. Seus trabalhos influenciaram seus primeiros projetos, incluindo seu projeto de graduação.
Em 1927, já com algum reconhecimento por projetos realizados, forma-se como arquiteto na Academia Real de Artes de Copenhagen (Royal Danish Academy of Arts de Copenhagen).

Arne Jacobsen se tornou professor a partir de 1956 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde havia estudado. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe e a partir dessa data abriu o seu atelier onde trabalhou até sua morte em 24 de março de 1971.

ATUAÇÃO NA ARQUITETURA
Sua atuação no campo da arquitetura inclui um número considerável de edifícios na Dinamarca, e fora dela. Foi capaz de estabelecer a sua posição como um dos mais importantes arquitetos europeus, com uma série de edifícios famosos em outros países, incluindo na Inglaterra e na Alemanha.

Como arquiteto detalhista, foi o primeiro a introduzir os conceitos do modernismo na Dinamarca, Jacobsen foi o arquiteto que desenhou dois dos projetos mais discutidos em seu tempo, a Prefeitura de Aarhus e a nova sede do Banco Central em Copenhague.

Em arquitetura, uns dos seus projetos mais conhecidos são o St. Catherine’s College, em Oxford, e o Hotel Royal SAS em Copenhagen.

Hotel Royal SAS, Copenhagen

St. Catherine’s College, em Oxford

ATUAÇÃO NO DESIGN
Arne Jacobsen introduziu os conceitos do modernismo na indústria de móveis. Assumindo a natureza como fonte de inspiração, Jacobsen conciliou simplicidade, funcionalismo, elegância, leveza e conforto em seus produtos.

Como designer, em 1952, criou a Cadeira Ant e em seguida, em 1955, as cadeiras que ficaram conhecidas como Série 7. Posteriormente, essa criação se tornaria umas das cadeiras de maior sucesso comercial no mundo.

Para o Hotel Royal SAS, em Copenhaguen, desenhou as famosas Poltrona Egg e a Poltrona Swan que mais pareciam esculturas orgânicas, em 1957.

Cadeira Ant

Cadeira Série 7

Poltrona Egg

Poltrona Swan

Mais histórias sobre grandes nomes do design escandinavo você confere aqui.

Clique aqui para comentar ( )