Calçado da Brother Vellies
Design

O luxuoso design sustentável dos espíritos ancestrais africanos

Fonte: Brother Vellies/Facebook

A Brother Vellies é uma empresa fundada pela Aurora James, com o intuito de apresentar ao mundo os tradicionais calçados africanos feitos à mão, criando e mantendo empregos de muitos artesãos na África do Sul, Etiópia, Quênia e Marrocos. Com sua sede no Brooklyn e oficinas espalhadas pela África, a empresa cria botas, sapatos e sandálias sustentáveis que conservam o espírito e a durabilidade dos seus estilos ancestrais.

Ex-moradora de Los Angeles, e atual diretora de criação da Creative New York City, Aurora James carrega um currículo impressionante de experiência na indústria da moda antes de iniciar a Brother Vellies. Constantemente viaja pela África – com mais frequência para África do Sul, Quênia, Nigéria e Marrocos – para trabalhar com os artesãos locais, além de aprender mais sobre a cultura diversificada do continente e descobrir novas inspirações para a marca.

Até aqui parece uma empresa de calçados como qualquer outra. Afinal, falar de sustentabilidade é bem mais complexo do que mudar apenas uma parte de um projeto. Então onde está o seu diferencial?

Os sapatos clássicos são desenvolvidos com couro Kudu, proveniente de um abate imposto pelo governo devido à superpopulação e tingidos com vegetais. A Brother Vellies utiliza o máximo do couro e o que restou é utilizado para criar a linha de calçados infantis Brother Minis. Também utilizam também peles de carneiros, produzidos pelos agricultores locais.

Calçados da Brother Vellies

Calçados da Brother Vellies

Os 3Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) também são aplicados no processo de produção dos produtos. Constantemente a equipe pesquisa em toda parte práticas e materiais sustentáveis que possam ser integrados aos workshops e projetos. Por exemplo, eles utilizam pneus de carros reciclados como solas das sandália e derretem cadeados de latão para criar fivelas.

A maior parte do processo é feito à mão por homens e mulheres de diferentes idades, tribos, religiões e orientações sexuais. Os ambientes de trabalhos são livre de discriminação e julgamento. Por ser uma equipe formada por pessoas de diferentes partes do mundo, fazem parte do 0,5% das empresas com CEOs afro-americanas. O uso de máquinas é pequeno permitindo a inversão na produção, consumindo pouca energia e aumentando o número de empregos. E para diminuir a pegada de carbono, esperam ter uma grande remessa para enviar os seus produtos das oficinas para a sede.

As crianças também recebem apoio da empresa. A equipe afirma que parte das vendas dos calçados infantis Brother Minis são para ajudar a educação das crianças locais.

Um das artesãs tecendo em Burkina Faso

Um das artesãs tecendo em Burkina Faso / Fonte: Brother Vellies/Facebook

 

 

Brother Vellies

Fonte: Site da Brother Vellies

 

Em uma entrevista, Aurora James afirma que seus produtos ainda não são 100% sustentáveis mas que esse é o objetivo. Os preços dos produtos variam bastante, você pode conferir na loja online deles.

Com certeza, a Brother Vellies não é uma empresa como qualquer outra. É impressionante como esta equipe pensou em cada detalhe! Se você quiser conhecer mais sobre a Brother Vellies, é só clicar aqui! Até a próxima!

 

Clique aqui para comentar ( )