Publi e MKT Campanhas de e-mail marketing: confira dicas para aumentar a conversão

Campanhas de e-mail marketing: confira dicas para aumentar a conversão

Por Design Culture

A venda é o objetivo principal das estratégias de marketing de conteúdo. Para quem tem loja virtual (e/ou física) o relacionamento com o cliente é focado nas vendas. Porém, a venda será alcançada por meio da construção de um relacionamento, para que seja possível converter aquele contato, tornando-o um lead qualificado, pronto para ser nutrido e se aprofundar no funil de vendas. Mas para isso, manter uma comunicação planejada e eficaz com seu público-alvo é fundamental.

Uma das estratégias de melhor resultado são campanhas de e-mail marketing. Com tantas mensagens sendo recebidas por seus leads, vindo das mais variadas empresas, realizar campanhas de e-mail marketing de sucesso pode até parecer, à primeira vista, cada vez mais difícil. Mas, na verdade, conquistar a atenção das suas personas é uma tarefa perfeitamente possível.

Afinal, foram as próprias pessoas que se cadastraram para receber seu conteúdo, não é mesmo? Isso significa que elas têm interesse, ao menos, no que você tem a dizer. Porém, é preciso adotar algumas práticas para garantir que a experiência de seu lead seja a melhor possível para fazer com que seus e-mails sejam aliados na busca pela venda.

5 formas de alavancar a taxa de conversão em campanhas de e-mail marketing

Lead Generation Concept Laptop Keyboard with Lead Generation on Blue Enter Button Background, Selected Focus. 3D Render.

01- Respeite sempre seus leads

O primeiro passo para aumentar as chances de conversão com envios de e-mails é o consentimento de quem está recebendo. Segundo especialistas em marketing digital, muitas empresas erram ao entregar conteúdo não solicitado pelo correio eletrônico. Essa prática de acordo com esses profissionais só resulta em antipatia pela marca (já que o internauta se sente desrespeitado).

Além disso, é preciso também respeitar os descadastramentos de newsletter. Isso não só otimiza o seu tempo (já que esse consumidor demonstrou que, naquele momento, não tem mais interesse em seu produto ou serviço), além de ser mais uma oportunidade de mostrar ao lead que você respeita a decisão dele.

Marketing Automation Platform or MAP as Concept

02- Automatização do envio

Essa é uma prática indispensável para otimizar o tempo dos profissionais que irão realizar campanha de e-mail marketing. Com a ajuda da tecnologia, você pode programar disparos segmentados ou mesmo automatizar toda a gestão de leads. Assim você se comunica de forma eficaz respeitando a etapa da jornada de compra do cliente. E ainda deixa o e-mail adaptado também para mobile.

Sem contar que é possível programar os envios previamente e ainda dar um ar personalizado ao seu texto. Afinal, você poderá inserir o nome da pessoa rapidamente (e fazer isso com cada um de sua lista). E acredite, essa personalização na sua comunicação aumenta consideravelmente as chances de conversão.

Writing Without Fear

03- Deixe claro quem está escrevendo

Outro detalhe que faz toda a diferença em uma campanha de e-mail marketing é colocar o nome de quem está enviando a mensagem. Isso porque a comunicação pessoa-pessoa é muito mais eficaz do que empresa-pessoa.

Basta ter em mente, por exemplo, que um e-mail em nome de Ginni Rometty será recebido pelo internauta como uma comunicação bem-vinda. Afinal é a CEO de uma das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo quem está se comunicando. Já se o e-mail fosse em nome da IBM (empresa que ela lidera) automaticamente o internauta poderia associar à venda de produtos. E assim gerar uma resistência à conversão.

Content

04- Conteúdo relevante

O título atrativo, que faça ser irresistível abrir o e-mail marketing, é o primeiro passo para levar a conversão. Aliado a isso é necessário ter uma comunicação pessoal (condizente com o remetente pessoa física).

Outra dica importante é deixar claro o motivo de seu contato e lembrar que o conteúdo foi solicitado pelo próprio remetente. Além disso, é necessário inserir vários links (em destaque) ao longo do texto que deve ser finalizado com uma call to action (CTA).

Recompensas digitais (como e-books, links para webinários, cupons de descontos etc.) costumam funcionar muito bem para converter via e-mail marketing. Com esses dados você gera leads e atrai seu possível cliente para a landing page.

Testing. Keyboard

05- Testes e avaliações contínuas

A mensuração é indispensável para analisar se sua campanha de e-mail marketing realmente fez as conversões planejadas. Se o objetivo não foi atingido é necessário rever todo o processo e realizar novos testes. Dessa forma, é possível alavancar as conversões.

 

 

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