Fotolia

Como andam os seus projetos pessoais?

Olá, pessoas!

É comum caminhar pelo Behance e ver projetos pessoais maravilhosos. São tantas coisas, dos mais variados estilos e percepções que nos encantam e nos inspiram muito.  Geralmente, a mente vagueia cheia de ideias quando vimos projetos desse tipo. Começamos a ter ideias e os pensamentos fluem. Mas depois – em muito dos casos – deixamos pra lá e nem lembramos mais daqueles pequenos insights que tivemos.  Não é muito difícil dessas situações acontecerem. Inclusive, escrevi um artigo a um tempo sobre anotar as ideias.

Quando entramos no mercado, ficamos um pouco ‘acomodados’ com os projetos pessoais. Já estamos fazendo projetos legais, ganhando dinheiro… já não é tão importante assim aquele projeto pessoal de anos, certo? Errado! Claro, isso não é uma regra, mas acontece com muita gente sim.

É exatamente nessas situações ‘acomodadas’ que temos que nos reerguer. Parar de ficar com preguiça, procrastinar e procurar executar as tarefas normalmente.  Os projetos pessoais são nossos desafios diários, é o que nos mantém querendo estudar e melhorar o resultado final do que executamos. Eles nos dão motivação e empolgação. É uma prática que realmente nos faz bem.

Aquele projeto de vídeo, de animação e tantos outros, merecem ser tirados da imaginação e trazidos para o papel e a tela do computador e/ou outra forma de criação. Além de nos dar uma enorme satisfação, projetos pessoais enchem o portfólio com aquilo que você faz de melhor, e mostra o que realmente sabe fazer quando não se trata de um projeto voltado para o mercado. É a sua essência! Eu gosto particularmente porque me dá oportunidade de fazer coisas que eu geralmente não faço para clientes. É uma boa forma de estudo.

____

Claro, quando estamos estudando ou trabalhando, o tempo se resume muito, e acabamos tendo cada vez menos tempo para atividades como essas. Mas se você conseguir se dedicar um ou duas vezes por semana pra um projeto pessoal, tenho certeza que em pouco tempo ele estará pronto. Certo?

Por mais que ter um emprego na área criativa seja bom pra aplicar os conhecimentos que temos, devido a correria de mercado e os prazos resumidos, nosso potencial pode se estagnar. O que faz a gente crescer é estar em sempre aprendendo e inovando é fazer algo que a gente realmente acha legal, e se desafiar para realizar aquilo. Eu sempre estou me desafiando a aprender uma coisa nova, e até agora, tenho aprendido muito. Acho que isso pode servir pra você também! :)

A ideia mesmo é nunca parar. Se planeje. Feche os horários de trabalho e estudos e tudo vai acontecer naturalmente. Mas pra isso, esforço e dedicação precisam partir de você. Então, combinado?
____

Abraços e muitos projetos legais!

Imagem de Capa: Fotolia da Adobe

Clique aqui para comentar ( )