Design

Conheça a Touts e ganhe dinheiro com seus projetos

Você, leitor, pessoa criativa e que tem uma veia artística bem pulsante, responda a esta pergunta: você tem algum grande trabalho guardado na sua gaveta, armário ou até mesmo no seu cérebro, mas que não tem coragem ou não tem recursos para tocar para frente? Se a resposta for sim, saiba que tem a quem recorrer!

Hoje a Design Culture conta um pouco sobre a trajetória da iniciativa Touts, uma marca carioca responsável por tirar ideias da gaveta e gerar renda, facilitando a vida de quem produz arte de forma independente.

   

Nascida em 2015, a Touts é uma marca colaborativa que potencializa o talento de artistas independentes e também das pessoas que não possuem recursos para investir em seu próprio projeto artístico, sempre respeitando os direitos autorais do dono da obra.

Como funciona? Simples. O artista faz o seu cadastro, envia o seu projeto, sem custos, e escolhe os produtos os quais serão estampados com a sua obra, como camisetas, posters, almofadas, canecas e cases de celular. A Touts cuida de toda a produção, embalo, processamento e entrega dos pedidos. Por fim, 15% do valor das vendas dos produtos, tanto no site quanto no atacado, serão revertidos ao artista.

Para um dos sócios da Touts, Lucas Bittencourt, a forma como facilitam a vida dos artistas é o grande diferencial da iniciativa e que é crucial para garantir a qualidade do produto que chega nas mãos de seus clientes. “Temos as máquinas e pessoal para fazer isso, garantindo o máximo de qualidade e velocidade durante essa etapa, o que acaba ficando muito visível para quem compra com a gente e gerando até um surpresa positiva na maioria dos casos com nosso prazo de entrega super rápido e com a qualidade dos produtos finais”.

Por esses e outros motivos, a empresa vem crescendo muito. E o sucesso da Touts se mostra também nos números. “Hoje já são mais de 1.700 artistas de todo o mundo que enviaram mais de 20.000 artes”, revela Lucas.

Porém, mais do que números, o que faz a Touts ser ainda mais forte é o seu lado humano. A iniciativa também já fez bastante por causas sociais ou que impactem diretamente na vida das pessoas. “Gostamos muito quando conseguimos ajudar pessoas, como quando ajudamos o pessoal do grupo ‘Do Luto a Luta’ que ajudam mães e pais a lidarem com a perda gestacional. Já conseguimos fazer produtos para ajudar os mais diversos tipos de projeto, desde construir uma quadra de hóquei até viajar de bicicleta pela Europa”.

“T-Truck”: a kombi da Touts

Além de realizar sonhos de artistas independentes, a Touts também teve sonhos realizados. Um deles foi a “T-Truck”, que é simplesmente uma Kombi 68 reformada especialmente para funcionar como loja móvel. Lucas conta para gente como foi a ideia:

“A Kombi foi uma grande aventura que rolou meio que por acaso, até. Depois de vermos algumas fotos de modificações feitas em Kombis para serem bares ou até mesmo cabines de DJ ficávamos brincando que um dia teríamos uma Kombi que iríamos abrir igual a essas e colocar as máquinas para fazermos as camisetas na hora dentro dela”.

O sonho se tornou realidade após surgir a notícia de quem alguém estava vendendo o veículo todo reformado e arrumado e a custo baixo. “Na época tínhamos acabado de abrir a empresa e ficamos morrendo de medo de fazer um investimento como aquele e se a Kombi realmente funcionaria como imaginávamos. Mas depois de muito medir e conferir que realmente daria pra ser feito, decidimos comprar a Kombi e fazer a reforma para que pudéssemos colocar todo maquinário lá dentro e fazer esse sonho sair do papel”.

Como um “Food Truck de camisetas”, como Lucas brincou, o cliente escolhe em uma tela touch qualquer uma das mais de 20.000 estampas disponíveis no site oficial da iniciativa. Em poucos minutos, o cliente recebe a camiseta impressa através de uma impressora têxtil e por uma técnica de estamparia chamada DTG (Direct to Garnment), uma das técnicas mais modernas e que alcança uma qualidade muito alta no detalhamento da arte.

Futuro

Lucas revela que um dos projetos mais empolgantes para a Touts é a sua expansão fora do ambiente online. “Em outubro de 2016, abrimos nosso primeiro ponto de venda físico, um quiosque no Barra Shopping (RJ). Lá tentamos levar toda experiência diferenciada junto com uma certa inovação ao fazer produtos ao vivo para conseguirmos disponibilizar as milhares de artes e produtos dos mais diversos artistas que temos em nosso acervo”.

Ele reconhece que o desafio é bem grande, mas que tem conseguido bons feedbacks. Lucas considera que aumentando a quantidade de pontos de venda físicos é bem positivo também para os seus quase 2 mil cadastrados. “Desta maneira, poderemos levar nossos artistas ainda mais longe”.

A Design Culture deseja a Touts muito sucesso em sua jornada!

Confira alguns de seus produtos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Clique aqui para comentar ( )