Design

Das Aberturas de novela para a Bandeira Nacional – A Proposta de Hanz Donner

Conhecido nacional e internacionalmente, o designer alemão Hanz Donner deu mais um passo (se foi pra trás ou para frente não sabemos) em sua carreira propondo um novo projeto para a bandeira brasileira.

O assunto tem revirado a cabeça de designers do Brasil inteiro e gerado muitas críticas ( nada construtivas ) ao projeto que foi anunciado no Fórum do Amanhã, ontem (dia 9) em Tiradentes, Minas Gerais.

 

Fato é,  o projeto tem sua defesa, segundo o próprio Hanz durante a apresentação o objetivo é sinalizar uma nova visão de país. Usando degradê (\o/) em tons que vão do verde ao amarelo (?), o projeto também inclui uma modificação no sentido da faixa branca e a inserção da palavra “amor” antes do lema positivista “Ordem e Progresso”, segundo o designer o fato da faixa “subir” trás mais positividade…

“Como está, a frase indica inferioridade, e isso acaba passando para o povo”, disse.

O projeto faz parte do livro do “Nossa Bandeira” (Fraiha, 2009) do designer e professor Joaquim Redig, que vem estudando a bandeira desde 1985. Na parte final do livro são apresentados três projetos, um deles é o título deste artigo.

Um petição online foi criada e espera atingir as 100 mil assinaturas para assim receber o apoio de algum parlamentar, as alterações na bandeira nacional ocorrem de forma ordinária , necessitando apenas da aprovação dos parlamentares a sansão do Presidente da República para acontecer,  você pode assinar (ou não :D) aqui,

Agora, queremos a sua mais sincera opinião, o que você achou? E se você mesmo pudesse propor alguma alteração, qual você faria?

Aguardando ansiosamente os comentários :D

Clique aqui para comentar ( )