Fotolia

De onde vem a inspiração?

Unplash

Fala criativos! Hoje gostaria de realizar um estudo sobre um tema recorrente entre os leitores deste site:

Inspiração, o que é? Para que serve? Como conseguir?

Volta e meia vemos profissionais alegarem que estão sem inspiração, que acreditam que perderam essa característica única que os fazia ficarem motivadod para seguir em suas carreiras. Eu acredito firmemente que inspiração está intrinsecamente ligada a quatro coisas: Sentimento, motivação, força de vontade e desafio. Você sempre precisará de pelo menos uma delas para conseguir se sentir inspirado, se puder ter as três ao mesmo tempo, você vai literalmente voar.

SENTIMENTO

Por mais que muitos queiram negar, nossos sentimentos tem um papel fundamental na nossa inspiração. No pouco que vivi até aqui, já passei por vários altos e baixos, alguns desse momentos me fizeram estar extremamente inspirado para fazer até a mais chata das tarefas, enquanto também houveram momentos para baixo em que foi muito difícil sequer levantar da cama pela manhã.

Somos todos seres emocionais, alguns mais e alguns menos, é a partir disso que devemos aprender a tirar vantagem. Sabe quando dizem que alguém está apaixonado, pois é possível notar apenas na forma como a pessoa fala e trata os outros? O mesmo é válido para os outros sentimentos e eles obviamente influenciam nas suas ações do dia-a-dia.

Portanto, talvez a dica mais importante nesse quesito é tentar sempre estar com uma energia positiva. De nada adianta você fazer o esforço e ter um propósito se está infeliz, por isso dê um tempo, veja sua família e amigos, faça algo que te energize e te coloque no lugar.

Depressão é um assunto que aos poucos tem sido mais debatido, mas sabia que não é uma tristeza passageira e sim uma doença que acomete muitas pessoas. Muitas vezes a pessoa pode ter a força de vontade e ter um propósito, mas não conseguirá se sentir inspirada por causa de sua depressão, é importante muita compreensão e ajuda dentro do possível neste momento.

MOTIVAÇÃO

É difícil ter inspiração quando não há motivação e por isso digo ter sentido e propósito no que se faz. Toda e qualquer atividade que você faz tem um propósito, você lava a louça para poder usar os pratos depois, rega as plantas para elas não morrerem e por ai vai. O maior problema não é identificar o propósito do que se quer fazer, porém sentir que aquele propósito está adequado com o que você quer.

Vamos aqui a um exemplo prático: Digamos que um empresa de fumo entre em contato com você para fazer a sua nova identidade visual, você aceitaria? Não existe certo ou errado aqui, dependo literalmente do propósito de cada um, alguns recusariam pois acreditam que não devem colaborar para indústria tão nociva, outros podem concordar pois seu propósito é lucro.

As pessoas são motivadas por coisas muito diferentes, é muito difícil sair apontando dedos e acusando as pessoas disso ou daquilo, pois todo o ponto de vista pode estar correto dentro de certa mentalidade. A minha dica para você é sempre tentar enxergar o propósito claramente antes de começar a fazer algo, se não está alinhado com o que você deseja, deixe de lado e siga em frente.

Nada também impede que seu propósito mude ao longo do tempo, a vida é imprevisível e talvez o que você valorizava hoje mude amanhã, aprenda a ser flexível e a ser mente aberta, muitas vezes aquilo que você esnobava pode se revelar algo bem intessante e inspirador.

FORÇA DE VONTADE

Aqui entra a parte que muitos odeiam, mas a grande verdade é que é preciso uma grande força de vontade para que a inspiração surja. É como alguns teóricos dizem: Os primeiros 10 minutos são sempre os piores, dali em diante tudo passa a fluir naturalmente, é sempre preciso dar alguns passos no solo para pegar impulso antes abrir as asas e decolar (no caso se sentir inspirado).

Sim, você terá aqueles dias em que será bem difícil fazer tudo, inclusive sair da cama, nessa situação, muitas pessoas simplesmente desistem e ficam na cama. Adquirir força de vontade é uma atividade diária que todos deveríamos praticar, envolve não apenas saber resistir as tentações e atrasar nossas gratificações, mas também puxar ao limite mental e físico para resolver hoje e não deixar para amanhã.

Quer saber como ter uma força de vontade de aço? Tente todos os dias fazer seu dia mais difícil que o de ontem em 1%. Suba mais escadas, faça mais coisas, resolva mais problemas, fale com mais pessoas, enfim, deixe ele mais complicado, mas tudo sempre sob controle. Você notará uma evolução crescente na sua pessoa, apenas cuide para não se sobrecarregar, é preciso imaginar isso como uma musculação, ou seja, você vai aumentando os pesos a serem levantados aos poucos.

DESAFIO

Eu particularmente não vejo nada mais inspirador que um desafio. Sim, também costumo me motivar pelos demais fatores que apresentei acima, mas particularmente o que costuma me dar mais inspiração. Realmente, de nada adianta ter todos esses requisitos se você for fazer algo trivial, não haverá inspiração, apenas resolução.

Quero que agora você imagine a primeira vez que você falou com aquela pessoa especial ou primeira vez que decidiu fazer aquela receita, provavelmente não deu tudo perfeitamente certo, mas você sentiu a inpiração para ao menos tentar. É preciso estar constantemente se desafiando, é assim que melhoramos enquanto seres humanos.

Agora imagine que você tivesse que fazer a mesma coisa durante 20 anos de sua vida, ia ser bem horrível não? Mas é a realidade de muitas pessoas que, ironicamente, costumam reclamar da vida, porém quando apresentadas a um desafio, elas dão dois passos para trás e voltam para a sua rotina. Sou um firme credor que esse não é um bom caminho para se viver, com certeza é uma maneira de se desperdiçar a vida, pois a partir do momento que paramos que tomar desafios, paramos de crescer, paramos de experimentar a vida ao seu máximo.

CONCLUINDO

Se manter constantemente inspirado é difícil, mas não é impossível, como foi dito, é preciso saber balancear esses quatro fatores de maneira que eles se tornem uma constante fonte de alimentação para o seu ser. A vida pode ser um lugar muito inspirador, não só podemos procurar inspiração dentro de nós, mas também no mundo externo.

Algo interessante para você ter de inspiração tanto para estudo, como para facilitar o seus projetos, é acesso a um banco de imagens. Pode parecer besteira, mas ter acesso á um banco de imagens pode fazer uma baita diferença na hora de se inspirar e não ter limitações para criar. Seja para estudo ou para trabalho, ter acesso a materiais de qualidade é essencial para a evolução de um profissional criativo.

E o pessoal da Fotolia faz um trabalho magnífico de curadoria de imagens e videos para você ter mais tempo para dedicar-se a seus projetos. Para quem não conhece, o Fotolia é um banco de imagens líder mundial, que dá acesso instantâneo a mais de 62 Milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes. Clicando nesse LINK você ganha 20% de desconto em suas compras, aproveite!

 

Clique aqui para comentar ( )