Design

DESIGN Talk – um espaço para pensar o design em Moçambique

O Design em Moçambique é uma área profissional em franco desenvolvimento, muito almejada por jovens de diferentes faixas etárias e classes sociais e vem funcionando como um elo para a coesão entre artistas, criativos, publicitários e outros profissionais, sobretudo no que tange à comunicação. No país, apenas duas instituições de nível superior estão abertas a formação de designers, a nível profissional, ao contrário do habitual cenário de formação de “técnicos gráficos” e “manipuladores de softwares”, factor que deixa a maioria dos interessados na área, longe do conhecimento técnico, histórico e científico do Design e concorrendo de forma veloz para a geração de confusões conceituais sobre o que seria ou não Design, sobre o que o designer como profissional faz e que áreas o auxiliam na execução das suas actividades, sobre as diferenças entre publicidade e design, sobre as diferentes especialidades do design.

É facto que os problemas existentes tem, em parte influência histórica, e também por ser uma área em continuo desenvolvimento e crescimento, exigindo total atenção por parte dos profissionais, na pesquisa, na investigação e na concepção de concepção de artefactos de design. Existirem lacunas no referente ao tratamento científico e desenvolvimento conceitual de projectos de Design em Moçambique, limitando-se apenas em agradar ao cliente, numa grande corrida á colecta de mais trabalhos e clientes, sem se importar com o impacto sócio-cultural causado por este ou outro trabalho, descartando a componente de pesquisa científica inerente ao Design do nosso tempo, conforme nos sugere a multidisciplinaridade do Design.

Fonte: colocandoamesacomcharme.com.br

Fonte: www.mobidesignstudio.com

Assim, surge o DESIGN Talk, uma plataforma física e digital para a promoção de debates, pesquisa, inovação e criatividade sobre Design em Moçambique, pretende contribuir  para a sua divulgação, dentro e fora do meio académico, estimular a produção cientifica e colaborar na divulgação de projectos inovadores a nível do design, em Moçambique e no mundo. O DESIGN Talk pretende tornar-se num dos primeiros espaços para discussão sobre o Design, partilhando experiências e conhecimentos de diferentes profissionais, nacionais e internacionais, em torno do Design local e mundial.

Fonte: Design Talk

Neste âmbito, está agendado um debate com o tema: RETICÊNCIAS DO DESIGN EM MOÇAMBIQUE, para dia 29 de Junho, pelas 16 horas, na Biblioteca Central da Universidade Pedagógica, em Maputo – Moçambique. O evento pretende reflectir sobre o design em Moçambique, abrindo um espaço para interacção entre profissionais, estudantes, empresas e instituições de ensino. São convidados a este evento Sérgio Langa (Comunicólogo, Docente e Pesquisador) e Cláudio Mungojo (Co-Fundador da KEETO Estúdio Criativo e docente Universitário), o debate será moderado por Dinho Lima (Fotógrafo, jornalista e criador de conteúdo), de nacionalidade brasileira, vivendo em Moçambique e com uma larga experiência na área da comunicação.

O evento é uma realização MED – Comunicação e parceria com: Design Culture, CSS – Criações Soluções e Serviços, lda, Revista Literatas, Festival Literatas, Escola Superior Técnica – DDC – UP, Vice-Versa, Universidade Pedagógica, MAPUTO FAST FORWARD, Revista Biografia, Fire Box Creative, Instituto de Artes e Cultura (ISArC) PX7 Security e Chamanculo Guezi Movement.

 

Fonte: Design Talk

Clique aqui para comentar ( )