Design

Designer com propósito

Convido você a parar e pensar qual o seu propósito como Designer? A cada novo projeto somos desafiados a superar as expectativas dos nossos clientes, fazendo um bom trabalho conforme proposto por eles. Mas o que buscamos alcançar com o nosso trabalho? Quais objetivos queremos alcançar, além de satisfazer o nosso cliente e termos sucesso em nossa carreira?

Propósito segundo o dicionário Priberam é aquilo que se pretende alcançar ou realizar, intento, projeto, finalidade, fim, entre outros termos que nos levam a entender e refletir sobre essa palavra que muitas vezes nos falta ou não descobrirmos, o propósito que desejamos para nossa área profissional.

Se você ainda não descobriu o propósito que almeja alcançar é importante entender que ele está ligado ao autoconhecimento, como profissionais devemos compreender quem somos, como pessoas, quais são nossas origens, quais são nossos pontos fortes e fracos, quais são nossas limitações, mas também reconhecer quais talentos possuímos, aqueles que nos trazem orgulho e alegria, assim em nível pessoal, é algo que dá sentido para nossas vidas e nos move adiante.

O Designer ao se entender como pessoa, automaticamente fica mais fácil compreender seu propósito em nível profissional, já que estes sempre estarão ligados, sendo assim, o resultado daquilo que almejamos transmitir com nosso trabalho é a forma pela qual declaramos, como pretendemos contribuir para a humanidade.

Joey Reiman, fala que “O propósito é uma força tão poderosa quanto a da gravidade, mas, em vez de atrair para baixo, impulsiona adiante. ” Ao encontrar seu propósito ou os propósitos como Designer, isso vai gerar de maneira espontânea a motivação necessária para você fazer a diferença e se sentir realizado, tendo um impacto positivo primeiramente em você, em seguida na sua carreira e na sociedade.

Independente do segmento de atuação dentro do Design, um Designer com propósito é o profissional portador de propósitos que buscam contribuir de maneira positivar com suas particularidades e diferenças na construção do novo, influenciando o meio a sua volta, mas o mais importante sendo feliz nesse processo.

Primeiro Vídeo
Milena Brentan nos leva a refletir sobre a importância do alinhamento entre trabalho e o real propósito de vida das pessoas, e o impacto disso na sociedade no TEDxInatel.

Segundo Vídeo
Juliana Luna fala sobre a importância de descobrimos nossas raízes e como esse ponto e outros influenciam na formação da sua identidade e seus propósitos e muito mais no TEDxUERJ.

Clique aqui para comentar ( )