Design

Designer de Interiores

O designer de interiores é o profissional que está qualificado para aprimorar e desenvolver ao máximo, as funções dos espaços internos de uma edificação, propiciando aos usuários do espaço planejado, qualidade de vida, funcionalidade, segurança e outros pontos, que estarão sempre baseados nas necessidades do cliente.

As principais áreas de atuação em design de interiores são: residencial e comercial. Como suas denominações apontam, o design de interiores residencial atua no desenvolvimento de projetos destinados as unidades residenciais, enquanto o design de interiores comercial elabora interiores de edificações de uso público, como escritórios e lojas por exemplo.

O constante avanço da tecnologia, demanda do profissional o constante estudo e aperfeiçoamento, um bom exemplo disso é a automação das edificações, sendo cada vez mais acessível e presente nas residências e empresas, exigindo do designer de interiores tais conhecimentos para produzir e entregar boas soluções aos clientes.

O profissional precisa manter uma relação não apenas com seus clientes, mas com profissionais de outras áreas. Quando houver necessidade de um projeto para ampliação da edificação existente, alterações em estruturas importantes um arquiteto deverá intervir. Para casos de análise da segurança da estrutura original da edificação e novos cálculos estruturais, um engenheiro civil será necessário.

No decorrer da execução do projeto de interiores, o designer de interiores terá contato com diferentes profissionais como pedreiros, eletricistas, gesseiros, pintores, marceneiros, instaladores de piso, cortineiros, entre outros necessários para o bom andamento da obra de execução.

O design de interiores vem crescendo no Brasil, um reflexo disso foi o anúncio no dia 12/12/2016, onde o Presidente Michel Temer sancionou a Lei Federal 13.369, pela qual “É reconhecida, em todo o território nacional, a profissão de designer de interiores e ambientes”. Essa lei, estabelece as competências e princípios que os designers de interiores devem observar no exercício profissional.

A Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) é a entidade que, desde 1980, representa nacionalmente os profissionais da área e vem desempenhando através das suas regionais, localizadas nos principais centros econômicos brasileiros, a difusão do conhecimento sobre design de interiores, através de congressos, cursos, palestras e outras ações nesse sentido.

O papel do designer de interiores é sobretudo captar as necessidades e ideias do cliente, interpretar essas ideias e a personalidade do cliente, com o objetivo de transmitir a realidade, seus desejos e sonhos através de uma ambientação de interiores que se adeque a essas necessidades e função do espaço. Atuando de maneira ética, visando o bem-estar e a satisfação dos clientes.

Clique aqui para comentar ( )