Inspirações

Destinos para quem é apaixonado por arte

Aliar turismo e arte pode gerar uma paixão impossível de controlar. Quem ama história e cultura, mas também não perde a oportunidade de fazer uma viagem de vez em quando, acaba sempre procurando por destinos que ofereçam opções de passeios enriquecedores. Elaboramos uma lista de cidades e museus que vão superar as expectativas do turista que é apaixonado por arte. Os destinos são de fácil acesso, então dá para programar a viagem para economizar. Para isso, a melhor dica é  comprar passagens aéreas na Maxmilhas. A plataforma oferece passagens econômicas com até 80% de desconto. Assim fica mais fácil viajar, não é?

Inhotim

Localizado na cidade de Brumadinho (MG), a 51 km de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim é o maior complexo museológico de arte ao ar livre da América Latina, com um imenso acervo de arte contemporânea brasileira e internacional. São diversos galpões e galerias dispostos em uma área de 140 hectares prontos para visitação, além de 145 hectares de reserva particular na Mata Atlântica. No acervo, obras dos mais importantes nomes da arte do nosso tempo, como Chris Burden, Rirkrit Tiravanija, Tunga, Hélio Oiticica e Adriana Varejão.

Brodowski

Brodowski é um município no Nordeste do estado de São Paulo, na região metropolitana de Ribeirão Preto. Foi na cidade que nasceu um dos maiores artistas do modernismo brasileiro, Cândido Portinari, e é em sua antiga residência que está instalado o Museu Casa Portinari. O espaço reúne móveis e utensílios pessoais da família, além de obras do artista. Um investimento de R$ 4,2 milhões garantiu uma reforma que restaurou e modernizou a casa, deixando-a pronta para visitação.

Ouro Preto

Por si só, a cidade de Ouro Preto já vale a visita dos amantes de arte. A arquitetura colonial encanta qualquer turista e as diversas atrações históricas atraem cada vez mais pessoas interessadas na cultura em geral. Entre os diversos espaços culturais, destaque para o Museu da Inconfidência, um complexo formado pela antiga Casa da Câmara e Cadeia de Vila Rica, além de quatro prédios auxiliares. São 16 salas temáticas, que contam a história de Tiradentes, com direito a restos mortais dos inconfidentes e às supostas travas da forca do mártir.

Brasília

Patrimônio Cultural da Humanidade, projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, Brasília reflete todo o espírito da arquitetura moderna brasileira. Desde sua planta em formato de avião a seus 50 monumentos, a capital do país é pura cultura, arte e história. São 9 palácios fundados entre as décadas de 1950 e 1970, além da Catedral Metropolitana de Brasília, também projetada por Niemeyer e visita obrigatória para os amantes da arte e da arquitetura.

Curitiba

Como toda grande cidade, Curitiba é cosmopolita e exala cultura e arte por todos os cantos. Repleta de museus e com uma arquitetura ímpar, a cidade conta com o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho, devido à sua arquitetura. O espaço recebe mostras de artes visuais, arquitetura e design. Nele estão obras de Tarsila do Amaral, Portinari, Andy Warhol e Di Cavalcanti. Conhecido como um dos maiores museus de arte da América Latina, o espaço foi inaugurado em 2002.

Rio de Janeiro

Uma das cidades mais lindas do mundo, o Rio de Janeiro foi,durante muitos anos,o centro artístico e literário do país. Os tradicionais Museu de Arte Moderna, Museu Nacional de Belas Artes e Museu Histórico Nacional merecem a visita, por suas grandes obras e exposições. Mas também é possível dar crédito a outros espaços artísticos,como o Centro Cultural Banco do Brasil e o Museu do Amanhã, com arquitetura contemporânea.

Cidade muito visitada durante todo o ano, o Rio de Janeiro não costuma ser um destino barato. Para quem quer economizar, a dica é se programar com antecedência. Para comprar passagens aéreas com desconto, acesse: https://www.maxmilhas.com.br/passagens-aereas/rio-de-janeiro-br

Niterói

Quem vai ao Rio, pode dar uma passadinha em Niterói e conhecer o Museu de Arte Contemporânea da cidade. Do outro lado da ponte, a incrível vista e a arquitetura singular valem a visita. O pequeno acervo conta com obras de importantes artistas brasileiros,como Jorge Guinle, Lygia Clark, Amilcar de Castro e Iberê Camargo.

São Paulo

Toda metrópole tem seus atrativos. São Paulo é uma dessas enormes cidades que contam com todo tipo de coisa para fazer, agradando a diversos públicos. Em termos de arte, a capital paulistana se supera: Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu de Arte Sacra, Pinacoteca do Estado, Museu Brasileiro de Escultura, Museu da Imagem e do Som e Museu do Futebol são algumas das opções. A Catedral da Sé e a Estação da Luz são maravilhas arquitetônicas que podem ser visitadas completamente de graça.

Porto Alegre

Porto Alegre tem, pelo menos, dois museus que merecem a visita à cidade. O Museu de Ciências e Tecnologia da PUC tem cerca de 700 experimentos interativos que encantam seus visitantes. É possível ainda conhecer o acervo de fósseis de escavações arqueológicas,que são usados em pesquisas de mestrado e doutorado da instituição. Outra opção é a Fundação Iberê Camargo, museu dedicado ao pintor gaúch,o com mais de cinco mil obras entre pinturas, gravuras e desenhos.

Aracaju

Quem curte arte regional vai se encantar por Aracaju e pelo Museu da Gente Sergipana, que abriga divertidas e interativas instalações sobre os costumes do Estado. O local recebe cerca de 7 mil visitantes por mês e é um dos grandes pontos turísticos da cidade.

Recife (Sede da Design Culture)

Na capital de Pernambuco, os amantes de arte e história precisam visitar o Instituto Ricardo Brennand. Trata-se de um museu, com acervo de armas e armaduras provenientes da Europa e da Ásia, instalado em uma réplica de castelo medieval em pleno nordeste brasileiro. São mais de 3 mil peças, além da pinacoteca, com o maior acervo do pintor holandês Frans Post.

 

Foto: Adobe Stock

Clique aqui para comentar ( )