Design

Efeito Vinheta no Photoshop

Olá criativos, tudo bem com vocês? Na videoaula de hoje vou ensinar algumas formas de como criar o efeito vinheta no Photoshop, que consiste em deixar as bordas das imagens mais escuras ou em casos mais raros, mais claras. Esse efeito na verdade é produzido pela ausência de luz que chega ao sensor, dependendo das configurações da câmera, lente ou uso de flash com carga baixa. Esse efeito é bastante utilizado em retratos e também fotografias de paisagens.

A vinheta, quando bem produzida ou criada através de softwares de forma correta, deixa a fotografia mais bonita, interessante e também tem a importante função de chamar a atenção para o centro, ou para alguma parte ou objeto que não esteja em uma das extremidades. Além disso, podem também criar atmosferas retrô e surreais.

Quando os fotógrafos não conseguem criar o efeito de vinheta no momento do clique com a foto original, recorrem ao Lightroom ou Camera Raw que oferecem recursos para tratar as fotografias em lote, aplicando efeitos e ajustes de forma rápida. Entretanto, pode surgir a necessidade de tratar alguma imagem no Photoshop, como retoques de pele, manchas, etc, ou seja ajustes mais refinados. Com o nosso querido Adobe Photoshop é fácil. Existem “N” formas de fazer o efeito de vinheta, seja usando seleções, máscaras, camadas e borracha, filtros, pincéis, etc.

Na videoaula mostro alguns exemplos para que você possa aplicar em suas fotografias e obter resultados mais interessantes!

Bom, por hoje é tudo, pessoal! Gostou da imagem? Ela foi baixada do Fotolia, o banco de imagens da Adobe! Não perca essas incríveis promoções:
5 Imagens grátis
20% de desconto em seu pack mensal

Ahhh, me siga nas redes sociais!
Youtube, Behance, PinterestFacebook

Grande abraço!

Clique aqui para comentar ( )