Design

Escala Sensível ao Conteúdo no Photoshop

Você provavelmente já teve que fazer ajustes em imagens por não caberem em certos layouts. Isso é normal, porém, dependendo da proporção, tamanho e disposição de certos elementos, pode demorar certo tempo para alcançar um resultado satisfatório. A Escala sensível a conteúdo (Content Aware Scale na versão em Inglês) redimensiona imagens sem alterar um conteúdo visual importante. Podem ser carros, casas, plantas, pessoas ou qualquer informação que o software julgar importante (complexidade e varição de pixels). Diferente da Transformação Livre (Control + T), que afeta todos os pixels de imagem de maneira uniforme, esse recurso que é uma verdadeira “mágica” altera áreas menos importantes ou que possuem cores próximas ou sólidas. Em outras palavras: menos importantes. Aí fica fácil de entender: Céu (azuis, nuances, gradientes leves) paredes, backgrounds, fundos claros ou escuros, etc.

Esse recurso é extremamente útil para aumentar e/ou diminuir imagens a fim de ajustar composições, imagens em layouts, ou alterar a orientação. Exemplo: Vamos supor que você queira dispor essa imagem horizontal na parte de baixo de um layout vertical.Para não ter que reconstruir o céu, a Escala Sensível ao Conteúdo irá reconstruir o céu rapidamente não alterando o conteúdo principal (montanhas e nuvens), ou alterando muito pouco. Além disso, é possível também preservar áreas específicas, como áreas de rosto ou quaisquer objetos em qualquer imagem. Para isso, basta salvar uma seleção (canal alfa), que pode ser carregada facilmente no menu Selecionar ou acionada no painel de Canais. Ao escolher o recurso, basta escolher a seleção desejada na opção Proteger que fica na parte superior do Photoshop (barra de propriedade da ferramenta).

Atenção: A Escala sensível a conteúdo funciona em camadas e seleções. As imagens podem estar nos modos de cores RGB, CMYK, Lab e Tons de cinza, bem como em todas as profundidades de bits. A Escala sensível a conteúdo não funciona em camadas de ajuste, máscaras de camadas, canais individuais, Objetos inteligentes, camadas 3D, camadas de vídeo, várias camadas simultaneamente ou grupos de camadas.

Bom, por hoje é só! Ficou com dúvidas? Veja o vídeo onde mostro na íntegra. Não esqueça de se inscrever no canal do Design Culture e dar aquele like =D. Me diga o que achou da matéria e também do vídeo. Mande suas dúvidas e sugestões!

As imagens usadas no vídeo são do Fotolia, o banco de imagens da Adobe! Não perca essas incríveis promoções:
5 Imagens grátis
20% de desconto em seu pack mensal

Ahhh, me siga nas redes sociais!
Youtube, Behance, PinterestFacebook

Grande abraço!

Fonte: https://helpx.adobe.com

Clique aqui para comentar ( )