Publi e MKT Facebook: ainda vale a pena?

Facebook: ainda vale a pena?

Por Carolina Feros

Ser Social Media não é uma profissão nada monótona, muito menos rotineira. É preciso estar sempre alerta às novidades do mercado, pois é ele que nos move. Muito se deve ao Facebook, que permitiu que empresas tentassem se conectar com seu público de uma forma mais pessoal e menos comercial, graças às fanpages em conjunto com o Facebook Ads.

Por mais humanizadas que as fanpages sejam, seu objetivo é atrair clientes para vender. Para isso, é preciso que suas postagens sejam patrocinadas, fazendo com que os posts apareçam “involuntariamente” no feed de notícias do público desejado. Tal fato desagrada muita gente, pois quem passa bastante tempo rolando a timeline, justamente está ali para passar o tempo, está em busca de entretenimento e não de anúncios.

Sendo assim, o dono do Facebook vem diminuindo cada vez o alcance desse tipo de postagens, permitindo que elas cheguem ao público desejado somente por meio de impulsionamento (postagem patrocinada/anúncio), usando o Facebook Ads.

Contudo, estar por dentro de tudo também inclui saber a hora certa de parar, seja com uma determinada estratégia, com um anúncio ou até mesmo com uma mídia social. Muitos rumores circulam sobre o possível “fim do Facebook“. Inclusive, fanpages como a Folha de São Paulo, há um tempo anunciou a inatividade da empresa na rede com a seguinte declaração:

Conforme foi dito no início deste texto, a profissão de Social Media não é monótona. Não há uma verdade absoluta dentro do mundo de Facebook Ads, até porque o que funciona para um, pode não funcionar para outro. Por isso, até hoje não se pode julgar a atitude da Folha de São Paulo, pois uma decisão como essa com certeza não foi tomada do dia para a noite.

Infelizmente ou não, para saber se anunciar no Facebook ainda vale a pena: depende. Depende do seu engajamento, do seu alcance, do impacto no dia a dia do público, da qualidade do seu conteúdo, entre muitos outros fatores. Estar e ser presente em uma rede social requer testes e é isso que acrescenta todos os profissionais da área. Com isso, se bateu a dúvida sobre investir em Ads por mais barato que ele seja, além de acompanhar o desempenho de sua página, é mais que válido aproveitar a onda de testes para experimentar outros meios também, como técnicas de SEO ou Instagram Ads. No mundo de um Social Media só existem conclusões depois de testes concluídos.

Obs.: Caso tenha interesse em aprender um pouco mais sobre SEO, o Design Culture tem uma dicona: http://bit.ly/segredosseo.

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