Vídeos

Grande angular adaptável

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje trago mais um recurso não muito conhecido do Photoshop, o Adaptive Wide Angle, ou Grande angular adaptável. Esse comando tem a principal função de corrigir distorções causadas por lentes grande angulares. Antigamente, só era possível fazer correções desse tipo – e sem muito controle – através da opção de “Distorção Geométrica”, que fica dentro do painel de “Correção de Lente”, em Filtros. Desde a versão CS6, o poderoso filtro Grande angular adaptável permite a criação de linhas ou polígonos nas imagens, a fim deixar áreas que apresentam curvaturas em linhas retas simples ou restritas vertical e horizontalmente. Existem três tipos de linhas: As linhas simples (azuis esverdeadas), as linhas restritas verticais (rosas) e horizontais (amarelas) e as linhas arbitrárias (verdes). As linhas restritas são linhas completamente alinhadas (vertical e horizontalmente). As linhas arbitrárias são linhas que tiveram seu ângulo alterado.

View of the Big Ben and the House of Parliament in London after sunset

Fotografia ajustada com o Filtro Grande angular adaptável 

Quando abrimos o filtro de Grande angular adaptável com imagens nativas de câmeras profissionais, com formato CR2, NEF, etc, o Photoshop já faz correções automáticas, identificando ainda o modelo da câmera – e alguns casos também a lente – através de seus metadados e já define ajustes de saída para o arquivo. Entretanto é possível modificar imagens de vários outros formatos, mas com um pouco mais de trabalho. É preciso definir o tipo de correção:
Olho de peixe – Corrige a curvatura extrema causada por uma lente olho de peixe.
Perspectiva – Corrige linhas convergentes causadas pelo ângulo de visão e de inclinação da câmera.
Panorama – Corrige um panorama do Photomerge.
Esférico inteiro – Corrige panoramas em 360 graus. Os panoramas devem apresentar proporção de 2:1.
Automático – Detecta a correção apropriada automaticamente.

Além disso, é preciso para inserir valores nos campos de Escala ou Redimensionar, Distância focal, Fator de corte e Como foto.
Escala – Serve para especificar um valor para ajustar a dimensão da imagem. Muito útil para minimizar as áreas brancas após as distorções.
Distância focal – Este valor é preenchido automaticamente pelo filtro se as informações forem detectadas, porém é possível alterar para ter outras milimetragens.
Fator de corte – Esse valor pode ser combinado com a escala para também compensar áreas vazias.
Como foto –  Essa opção pode ser ativada para utilizar dados definidos no perfil da lente. Porém só é habilitada se o Photoshop identificar informações da lente. No caso da videoaula o Photoshop reconheceu apenas o modelo da câmera.

Uptown Charlotte, North Carolina cityscape fish eye view.

Fotografia ajustada com o Filtro Grande angular adaptável

Esse recurso é muito útil em fotos de arquitetura, pois nem todos os fotógrafos utilizam lentes Tilt-shift. Essas lentes especiais corrigem as imagens no momento da fotografia, minimizando distorções geométricas, reduzindo por exemplo um aspecto de pirâmide, onde as linhas são direcionadas para o centro superior. Portanto esse recurso pode ser de excelente ajuda.

Bom, por hoje é isso, pessoal! Gostou do conteúdo? Comente aqui suas dúvidas, sugestões para próximas videoaulas, críticas e feedbaks!

Ahhh, me siga nas redes sociais!
Youtube, Behance, PinterestFacebook

Grande abraço!

Fonte: https://helpx.adobe.com/br/photoshop/using/adaptive-wide-angle-filter.htm

Clique aqui para comentar ( )