Design

I ENCONTRO CRIATIVO MAPUTO – DESIGN: ENTRE A MULHER E A CULTURA

Vai decorrer em Maputo, no âmbito da primeira edição da SEMANA DAS ARTES MAPUTO o primeiro encontro que visa reflectir sobre o cruzamento entre o papel da mulher como profissional do design e como é que esta influencia no desenvolvimento e intermediação cultural, em Moçambique.

O evento, que conta também com organização do DESIGN Talk terá lugar esta terça-feira, 28 de Novembro, pelas 17horas, no DEAL – Espaço Criativo. Segundo os organizadores do encontro “Os actuais debates sobre o empoderamento feminino têm vindo a ganhar espaços e a chamar maior especial atenção, em contrapartida, praticamente não há registo de acções que dêem a mesma atenção à mulher como profissional do design em Moçambique, ao seu papel no desenvolvimento do design como profissão e como meio de intermediação cultural e comunicacional. Nos melhores dos casos, encontramos a mulher como designer de moda, ou a tendencialmente a esta especialidade, distanciando-se quase, ou totalmente das outras áreas, como: design de produto, gráfico, automotivo ou outro, considerando, de algum modo para os homens.” Razões suficientes para ter-se como convidadas duas designers moçambicanas com percurso sólido no design, nomeadamente: Júlia Sarmento – designer e supervisora criativa na Anima e Raquel Carrilho – designer estratégica e gestora de marcas da Cervejas de Moçambique (CDM). O evento contará com moderação de Sérgio Langa – comunicólogo, docente e pesquisador.

“ A conversa visa quebrar tabus, falar do contributo da mulher no design em Moçambique, suas acções, percursos e experiências profissionais.” Segundo avançaram os organizadores.

A SEMANA DAS ARTES MAPUTO é uma iniciativa que visa promover a diversidade de expressões culturais, artísticas e o turismo sustentável. É resultado de uma parceria entre o DESIGN Talk, Chamanculo Guezi Movement, Núcleo de Estudantes da Escola de Artes e Comunicação da UEM e Vice-versa. Tem como acções principais, uma passeata de bicicleta, exposição fotográfica, instalações, design, teatro, música, jogos tradicionais, mesas redondas, palestras, entre outras. A edição inaugural tem lugar de 25 de Novembro a 2 de Dezembro na Cidade de Maputo – Moçambique.

 

Clique aqui para comentar ( )