Design

Identidades Visuais de Cidades

As identidades visuais dão visibilidade e fazem parte de uma parte indispensável para o cresimento das cidades, para estimular o turismo nas cidades e dar maior prestígio a ela e aos seus habitantes. Como em qualquer área as identidades visuais contribuem para uma melhor memorização, mas também funcionam como elo na associação entre espaços, pessoas e elementos representativos. As identidades visuais das cidades funcionam como uma forma prática de representar os locais, identificar um estilo de vida da cidade, seu modo de fazer e suas crenças.

A noção da importância das identidades visuais contribui para que políticos e outros intervenientes na tomada de decisão contratem agências ou designers para conceber e gerir as suas identidades visuais, como forma de garantir uma correcta propagação e impacto visual na vida dos seus habitantes e turistas. Em alguns cantos de mundo fala-se também de identidades visuais para bairros, o que contribui para valorização da sua história e feitos. As identidades visuais transmitem o intangível através do recurso a elementos visuais, carregado de sentimentos e características intrínsecas de cada região.

A seguir apresentamos identidades visuais de cidades, que a nível visual as consideramos importantes e servem de fontes de inspiração para designers, mas igualmente são representativas de hábitos, costumes e estilo de vida de seus habitantes, tornando-se desse modo, importantes para comunicar as cidades.

 

Porto, antes e depois

 

 

 

 

 

Clique aqui para comentar ( )