Inspirações

Influence Map: um bom exercício para a consolidação do estilo artístico

Influence Map — em tradução literal, “mapa de influência” — corresponde a um meme, uma proposta lançada na internet — especificamente no DeviantART — em que instiga o profissional de criação — sobretudo, ilustrador — a organizar e listar as mídias e/ou os artistas que mais lhe inspiram ou influenciam. É uma espécie de mural de inspirações.

Influence Map da ilustradora Patrícia Sonoda.

Muitos ilustradores aderem a este exercício para aprimorar seu estilo artístico e obter um norte para o desenvolvimento do mesmo. A categorização e organização de suas maiores inspirações ajuda (e muito) a aprimorar a sua biblioteca visual e sistematizar seus estudos. O Influence Map pode ser um verdadeiro auxiliador para aqueles que buscam definir seu estilo artístico — para aqueles que enfrentam a famosa jornada “eu quero achar qual estilo de arte combina mais comigo”. Delimitar quais são suas principais referências visuais e se aprofundar nelas, colabora na construção de uma identidade artística pessoal.

Nós, ilustradores, por estarmos em constante evolução artística, é normal que nossas referências e inspirações possam sofrer modificações com o passar do tempo — provável que ocorrerá variações no meu Influence Map daqui há 10 anos, por exemplo.

Influence Map da ilustradora Isabela Nogueira, Leonardo Vidal e Helder Oliveira, respectivamente.

Em sua própria rede social, a ilustradora Isabela Nogueira complementa:

Então, eu acho referência uma das coisas mais importantes para um artista. Sabe aquela parada de “você é o que você come?” , então, você desenha o que você consome! (…) Outra coisa para se levar em consideração é que seu desenho é você, não só seu gosto pessoal, mas quem você é. Por isso é importante que você se conheça bem e sempre busque melhorar como pessoa. (Texto Completo)

E logo abaixo, segue o meu Influence Map (óbvio que eu não iria ficar de fora desse rolê):

Laila Arêde Art@lailartsy

Esse exercício é ótimo para melhorarmos nossa percepção em torno do que consumimos e aspiramos. O template está disponível neste link. Bora organizar as inspirações (sem medo de art block)!

 

Clique aqui para comentar ( )