Fotolia

Manual do Freelancer #02: Séries e filmes para aprender a negociar

Olá, pessoas!

Há algum tempo atrás, prometi fazer alguns artigos sobre empreendedorismo freelancer voltado para designers. No primeiro artigo da série, falei sobre cursos gratuitos para melhorar o seu business. Hoje vou falar sobre negociação. Uma das coisas mais difíceis na vida de freelancer é saber como negociar. Como não existe (em boa parte dos casos) esse tipo e abordagem na maioria dos cursos de design, aprendemos na raça como fazer.

Eu sempre falo que para defender os valores cobrados e seus projetos é necessário embasamento teórico no design e na comunicação. Você precisa saber os princípios de design para defende-los e se comunicar bem para que os objetivos possam ser alcançados.

Bom, pra que possamos aprender melhor, trouxe algumas séries e filmes que podem nos ajudar nesse sentido. Seja com dicas, insights e até a forma de abordagem. Como já existe muito material desse tipo na internet, peguei alguns exemplos de séries e filmes que já assisti (uma boa parte, pelo menos) pra ilustrar o assunto. Bora lá!

#01 – MAD MEN

Considero uma série obrigatória para profissionais de comunicação e principalmente designers. A série se passa nos anos 60 (alguns chamam de a ‘era de ouro da publicidade’) e narra a história  Don Draper, diretor de criação da Sterling Cooper e sócio da Sterling Cooper Draper Pryce. Ela aborda o funcionamento de uma agencia e apresenta bons elementos narrativos para negociações boas e ruins. Você vai aprender o que fazer e o que não fazer com o relacionamento com o cliente vendo essa série. Claro que não é apenas sobre isso a série, mas esse elemento é fundamental.

#02 – O LOBO DE WALL STREET

Esse filme é realmente uma aula sobre persistência e acreditar num sonho. Narra a história de Jordan Belfort, interpretado por Leonardo di Caprio, que inicia o filme como um vendedor de canetas e se torna um empresário de sucesso de Wall Street. É um filme que fala bem da sedução que uma boa negociação precisa ter para impactar os clientes. Além das técnicas implantadas para o convencimento e o aprofundamento de diálogos riquíssimos em insights para negócios.

#03 – SUITS

Série sobre um escritório de advocacia e que aborda as ‘jogadas’ para convencimento. A história e personagens nos mostram como usar inteligência para chegar ao objetivo. Muito do que se apresenta na série pode ser usado para os negócios criativos e de forma bem satisfatória, além de enfatizar muito o espírito de empreendedor.

#04 – FOME DE PODER

Filme que narra a história do MC Donalds. Na minha opinião, um dos melhores filmes que assisti esse ano. Esse filme mostra como a persistência e visão empreendedora pode ser um diferencial de um profissional. Não e necessário falar do ‘esquema’ feito por  Ray Kroc para se tornar dono da empresa, mas sim, considerar tudo o aprendizado que pode ser extraído do filme.

 

#05 – THE OFFICE

Série de comédia que aborda a rotina do escritório de uma empresa de papel. Acho que a melhor coisa que podemos tirar dessa série é o espírito de liderança que Michael Scott apresenta. O funcionamento de cargos e principalmente, o que fazer e o que não fazer numa empresa são os principais elementos da narrativa, com uma boa pega de humor negro – é claro.

__

Eu poderia continuar com a lista, mas muito desses materiais podem ser encontrados em outros milhões de artigos. Acho que o ponto central do assunto é saber como se portar no relacionamento com o cliente. Saber defender seu projeto, saber conquistar com as palavras e principalmente, como ter visão empreendedora para o seu negócios.

Uma das formas mais práticas de aprender é assistindo coisas do cinema. Além de divertir, da pra extrair muita coisa de uma única vez. Se você já viu algumas dessas produções, vai entender que muitas ideias podem ser extraídas delas para o seu business.

_

Tem mais alguma série ou filme que poderia está na lista? Fala aí nos comentários e vamos trocar ideias.

Tem ideias de assuntos que gostaria que abordássemos para a série? Fala aí que a gente estuda a possibilidade.

_

Link útil >> http://designculture.com.br/10-producoes-cinematograficas-sobre-design-que-voce-precisa-assistir

_

Abraços e bons negócios!

 

__

Foto de Capa: Fotolia da Adobe

Clique aqui para comentar ( )