Inspirações

O delírio visual da fotografia de Yener Torun

Se você curte arquitetura, cores e minimalismo, esse post é para você.

Tempos atrás, passeando por feeds no Instagram, me deparo com o perfil do fotógrafo Yener Torun, e eis que praticamente passo por quase todas as fotos sem nem perceber. Marcadas por fortes contrastes, as fotos (em sua maioria partes de prédios), são sempre coloridas e cheias de vida, manifestadas em uma arquitetura descontraída e em padrões geométricos.

Yener, que mora em Istambul há mais de 15 anos, mostra em suas fotografias uma cidade que muitos não conhecem. Como ele mesmo diz, até pessoas que por lá moram há anos não creem que seja a cidade turca retratada nas fotos.

“No início, as paredes foram os principais temas das minhas fotos, mas depois elas se tornaram apenas um cenário. Agora, cada vez que encontro as paredes coloridas, fico à espera de pedestres interessantes que passam por ali, dando vida para aquilo.”

Ele começou a fotografar edifícios já com a conta do Instagram, e a recepção de admiradores na rede social o encorajou a prosseguir com o projeto, sempre inspirado pelo estilo minimalista. “Depois comecei a combinar a fotografia urbana com o minimalismo, e a olhar as fachadas coloridas dos prédios e os padrões das paredes”, diz ele que também viaja para outras cidades para registrar as fotos.

Ele ainda diz que as cores que ele encontra em meio ao “deserto cinza” o ajuda a pensar mais positivamente sobre o futuro. Legal, né? Confira abaixo alguns dos registros do Yener, e se preferir pode checar lá na conta dele no Instagram também, que é @cimkedi.

Clique aqui para comentar ( )