Fotolia

O que Character Design?

Disney

Fala criativos!

Hoje nós vamos introduzir um assunto muito pertinente para todos que gostariam de ingressar na indústria de entretenimento (cinema, animação e jogos) assim como também para mercados relacionados como quadrinhos, ilustração publicitária, editorial e artística.

Character Design ou Design de Personagem se trata do projeto de composição de um personagem desde a construção básica de suas formas visuais até detalhes específicos de sua personalidade. Quando construímos um personagem devemos ter em mente que não estamos apenas fazendo uma ilustração, mas querendo dar vida à um ser imaginário, assim o processo de criação pode ser bem mais metódico e detalhado.

Pense em personagens famosos  como o Mickey, quando estes foram imaginados não só foram feitas diversas versões destes, como foi realizado todo um estudo do tipo de personagem que gostariam de criar, qual seria a sua personalidade ? Qual seria a forma que conseguiria expressar melhor a sua essência plenamente? E como sabemos, ao longo dos anos essa linguagem visual sempre foi aprimorada e melhorada

Dessa maneira, assim que temos um conceito de personagem e conseguimos determinar as suas características pertinentes a sua personalidade, estamos livres para testar diversas formas e abordagens de estilo para este. Muitas vezes devemos levar em conta não só a mídia em que este atuará, mas também a temática do universo em que ele está incluso, isso ajudará a determinar o estilo que ele deverá assumir (caricato, realista, abstrato).

A partir dessa última etapa, podemos testar diversas versões dentro daquele estilo para chegar a um resultado aprazível. Nessa etapa, ter boas noções de anatomia, perspectiva e desenho tridimensional irão lhe ajudar muito a compor o visual adequado, visto que seu personagem não pode ser pensado apenas de maneira bidimensional, mas como um corpo sólido e tridimensional dentro de um ambiente 3D (mesmo que a mídia que ele seja aplicada não seja essa).

Nesse momento deve ser realizado o “Model Sheet” ou Folha Modelo do personagem, nela é rotineiro aplicar o personagem em pelo menos três vistas (frontal/lateral/em três quartos), assim como a aplicação dele em algumas poses de ação para compreender como o seu corpo se comporta em movimento, momento em que é preciso demonstrar o peso e volume para tornar o personagem mais crível. Vejamos alguns model sheets de personagens famosos abaixo:

Outro aspecto importante é conseguir visualizar não só as ações e movimentos no corpo deste personagem, mas principalmente a expressividade e como as suas emoções serão retratadas. Hoje em dia é muito popular utilizar o desafio das “25 expressões” que consiste basicamente em tentar retratar seu personagem no maior número possível de expressões essenciais. Vejamos alguns desafios realizados:

Importante destacar que estamos apenas dando uma breve introdução ao tema Character Design nesse post, caso vocês estejam interessados em saber mais existem diversos conteúdos onlines no assunto, inclusive um ótimo site brasileiro, o Concept Art Blog, que trata bastante sobre o assuntos mostrando diversos cases de animações famosas.

Um livro muito interessante no assunto é o Drawn to Life que mostra o processo de Walt Stanchfield que era o coordenador de animação dos estúdios da Disney durante vários anos, nesse livro é analisado como podemos transmitir a realidade em personagens a partir do estudo de desenho de observação e desenho gestual.

 

 

Clique aqui para comentar ( )