Design

O que é Design Digital?

Antes de começar a ler este artigo, peço que pare um pouco para observar o site do Design Culture. Pronto?  Bem, aqui teve o trabalho de um designer digital. Como assim?! Calma que tudo será explicado. Design digital (profissão) pode ser considerado uma especialização do design visual e dentro existem vários campos, como web design, animação digital, design de interação, entre outros.

O designer digital (profissional) pode atuar dentro de vários setores, como agência de publicidade ou jornalismo, produtora de vídeo, empresa especializada no desenvolvimento de softwares, aplicativos mobile, jogos e sites, dentre outros, ou seja, aquele app que você adora tem a mão e o conhecimento desse profissional, além da interface de smartphones, computadores, tablets e várias tecnologias que já têm ou vão existir.

 Objetivo do Design Digital

Tem o objetivo de facilitar na comunicação, no entendimento e simplificar a interação do usuário com o que foi desenvolvido.

Cada elemento do projeto tem um sentido específico no processo de difusão da mensagem. Para  Radfahrer (2008), “O design — especialmente o design digital — serve para criar um ambiente para a informação e torná- la consistente. Por isso, cada pequeno elemento tem que ter um porquê. Não adianta colocar um grafismo em cada canto da tela só para ‘estar lá’. Em uma situação ideal, todos os textos, fotos, ilustrações e layout acontecem a partir de uma mesma ideia”.

O design digital procura a melhor solução possível de acordo com as limitações do meio que será publicado, podendo, muitas vezes, superar esses desafios e apresentar novas propostas, pois o ambiente virtual permite diversas possibilidades.

Todo o processo de construção do produto digital, como em qualquer outro projeto de design, precisa envolver as três razões básicas pelas quais se produz uma mensagem: informar, persuadir e emocionar/estimular. Também é preciso do uso da criatividade e técnica para desenvolver atividades digitais interativas, atrativas e eficazes.  

Por fim, o design digital é uma área que tende a crescer e foca em resolver de forma estética algum problema, sempre com destaque em operar imagens, textos e outros elementos relacionados de forma criativa e amistosa.

Como resultado, podemos ver a junção desses itens em jogos virtuais, modelagem, projetos 2D e 3D, animações, aplicativos, sites, interface de smartphone, editoração eletrônica, e-commerce, é uma lista que não acaba mais (mentira, ela tem um fim, sim).

Referência: Design / Web / DesignO design na era digital.

 

Clique aqui para comentar ( )