Fotolia

O que é e para o que serve um Style Frame?

Fala criativos!

Hoje vamos falar sobre o que é e qual o propósito de um Style Frame. Podemos começar fazendo uma tradução literal do termo, logo Style Frame pode também ser chamado de Frame de Estilo, mas o que é um frame em sí?

Como alguns já devem saber, todo o filme / animação é composto por uma sequência de frames (quadros), se pensarmos que cada frame é uma fotografia daquele video, podemos imaginar de uma maneira mais simplificada que para termos algo em movimento na tela vamos precisar de uma sequência de fotos. Vejamos alguns exemplos de frames famosos e se você consegue reconhecer de que filme eles são:

Filmes: Jurassic Park, 2001: Um Odisséia no Espaço e E.T.

A velocidade com que estes frames passam na tela são determinados pelo frame rate do video. Hoje é muito comum vermos a comparação de FPS de filmes / animações / jogos e como elas afetam a experiência visual do espectador, abaixo alguns exemplos:

Mas voltando ao assunto principal, agora que já compreendemos  o que é um frame, em que parte entra o estilo? Bem, o Style Frame é basicamente um frame que determina todo o apelo visual que video deverá ter. Ali podemos visualizar questões como a fotografia do filme, temática, paleta de cor, figurino, locação entre outras especificidades.

O importante é que o Style Frame consiga transmitir a mensagem do filme, sem termos que ir para o processo de animação / filmagem, mostrando apenas um pedaço da parte visual.

É claro, em grandes produções são produzidos mais de um Style Frame visto que temos vários momentos no decorrer do video de longa duração, mas produções para publicidade, por exemplo, temos menos Style Frames, ai vai alguns exemplos:

N3 Design

 

Pablo Kerlleñevich

 

Hoje conseguimos encontrar uma infinidade de projetos como estes em que podemos visualizar o processo em plataformas como o Behance. Uma ótima maneira prática e rápida de treinar a criação de Style Frames é através do uso de fotos, seja criando elas ou  através de fotomanipulação. Para uma criação bem feita é necessário ter acesso a recursos de qualidade como texturas, fotos e vídeos.

Algo que pode facilitar muito na sua criação é ter acesso a imagens diversas e de boa qualidade, um bom lugar para encontrar estas para uso em sua arte, é o Fotolia da Adobe, um banco de imagens líder mundial, que dá acesso instantâneo a mais de 62 Milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes, ou seja, um excelente material não só para estudar mas para trabalhos diversos!

Clique aqui para comentar ( )