Design

Onde estão os estudantes de Design no Brasil?

Créditos: FOTOLIA ADOBE

Se você, assim como eu já participou de eventos estudantis de Design (sejam encontros, simpósios ou até mesmo semanas acadêmicas) deve saber o quanto é inspirador e proveitoso. Afinal, na maioria das vezes conhecemos pessoas de vários lugares com as mais diversas referências e opiniões sobre o papel do designer em nosso país.

Porém, já imaginou se fosse possível unir estudantes de Design de todo o país nesses eventos? E juntos discutirem qual o papel do Designer para nossa sociedade?

Pensando em hipóteses como essas, o pessoal da Pré-CONDe N Ovo Bauru 2018, um grupo formado por quarenta e duas (42) pessoas espalhadas por nosso país que buscam sediar em 2018 na cidade de Bauru – SP o 28º Encontro Nacional dos Estudantes de Design  (NDesign), conseguiram mapear, se não todos, a maioria dos cursos de Design do Brasil.

De acordo com Maiza Rodrigues, uma das responsáveis pelo Marketing e Social Media da Pré-CONDe N Ovo 2018, o que os motivou para realizarem tal mapeamento foi o fato de perceberem que na maioria das vezes os estudantes que vão ao N Design são dos mesmos lugares. E lugares como Acre, Piauí e outros estados não têm representatividade.

Créditos: Pré-CONDe N Ovo 2018

O processo de mapeamento foi realizado com base no site do MEC e durou aproximadamente vinte (20) dias. Outro ponto muito interessante desse mapeamento é que ele foi feito por apenas quatro pessoas nas horas livres que possuíam. Ou seja, foram quatro pessoas bastante motivadas que ficaram a frente deste projeto e conseguiram encontrar mil cento e nove (1109) cursos de Design no Brasil.

Ainda segundo Maiza, o intuito de mapear todas as instituições de Design do Brasil não é apenas para sabermos onde elas estão. Mas sim, para alcançar essas instituições, seja por carta, e-mail, telefonema ou até mesmo whatsapp. E fazer com que esses conheçam e participem do N Design.

Desta forma, o movimento estudantil de Design cresceria cada vez mais e teria de fato representatividade em todo o país.

Particularmente, acho simplesmente fantástico ver que pesquisas como essas estão sendo realizadas pelo Movimento Estudantil de Design.

Por fim, faço um pedido à vocês que buscam realizar algum evento em seus cursos e querem convidar outros estudantes. Façam uso desses dados e dialoguem sobre qual é o papel do Design no nosso país.

Material disponibilizado pela Pré-CONDe N Ovo 2018:

 

 

Clique aqui para comentar ( )