Fotolia

Paleta de cores: todo mundo precisa da sua

Olá, pessoas!
As cores são um dos principais elementos do design. Elas definem os conceitos, sensações e percepções que as pessoas sentirão ao olhar para o projeto. Quando usadas de forma ideal, agregam valores inestimáveis para os produtos; mas quando usadas de forma errada, tendem a deixar o projeto desproporcional e perturbador.

Para criar uma excelente paleta de cores para os seus projetos, escrevi esse artigo que mostra algumas formas para criarmos as nossas próprias paletas ou usarmos algumas já existentes como referência. Bora lá?!

#01 – ADOBE COLOR

O Adobe Color é um aplicativo online que permite a criação de paletas de cores de forma personalizada e fácil. Além de poder criar a sua própria paleta, a ferramenta permite explorar paletas de outros usuários para usar como referência ou copiar para o seu projeto. Você ainda pode escolher o tipo de paleta a ser usada. Confira:

Ao final de cada cor, você ainda pode conferir o padrão RGB e Hexadecimal das cores formadas.

#02 – DESIGN SEEDS

O Design Seeds é uma comunidade online gerenciada por fotógrafos. Eles utilizam as próprias fotos para criarem suas paletas de cores. São milhares de fotos com suas respectivas paletas para uso. O site ainda conta com um blog que englobam assuntos de design e fotografia e páginas divididas em categorias com paletas a serem usadas.

Para cada paleta escolhida, você encontra informações sobre o autor e os códigos para aplicação das cores. O site é uma das minhas maiores referências quando o assunto é cores. Vale a pena dar uma conferida!

#03 – PHOTOSHOP

O nosso amado PS também cria excelentes paletas de cores. Além de poder utilizar alguns plug-ins para fazer essa captura, você pode usar os modos mais manuais e usar a sua própria intuição para criação de uma paleta mais personalizada.

Nesse artigo, estou utilizando uma foto da Fotolia da Adobe – site com milhares de imagens com royalties livres. Você pode baixar a imagem clicando aqui.

Abra a imagem no Photoshop. Logo em seguida, crie pequenos retângulos para reter as cores da cores. Dessa forma:

Selecione o primeiro retângulo, clique na letra “A”, para selecionar a ferramenta Direction Selection Tool, procure um painel superior com os precedentes de cor e contorno para a forma. Clique em cima da opção cor. Em seguida, clique no localizador de cores no lado direito. Uma janela irá se abrir, nela, utilize o conta-gotas para capturar a cor a partir da foto. Confira:

Repita o processo com os outros retângulos e com isso, forme a sua paleta.

Você ainda pode usar ferramentas como o Cooulors, um plug-in que capta as cores da foto (existe um período gratuito de 14 dias). Utilizar os brushs e swatches também do Photoshop. Essa é apenas uma das formas de se fazer. ;)

– BÔNUS

O Adobe Color citado no começo, pode ser usado dentro do Photoshop. Confira:

Funciona da mesma forma do site, só que dentro do PS.

Gostou? Conhece outras formas de criar paleta de cores? Fala aí nos comentários!

Abraços!

Clique aqui para comentar ( )