Design

Por que o figurino é importante para o vídeo

Já parou para imaginar no seu filme preferido, em que os personagens usam roupas que não tenham relação com a história? Parece que não há nexo, não é mesmo?

O figurino é um dos elementos narrativos do audiovisual (filme, clip, novela, série, entre outros que você possa imaginar), ele possui um grande peso e sem ele, o material fica incompleto e pode não passar a ideia desejada, por isso o figurinista é muito importante, além de vestir os atores e influenciar na história, pode criar tendências nas ruas.

O ator estuda o seu papel, o roteiro e decora as falas, mas só irá completar o seu personagem quando vestir o seu figurino, ou seja, irá se encontrar por completo por meio das vestimentas que foram escolhidas para o contexto do roteiro.

O figurino tem a responsabilidade de transmitir por meio dos tecidos, cores, texturas e formas, os costumes, comportamentos, estação climática, classe social, aspectos psicológicos etc. Se caso retratar um fato histórico ou qualquer outra história baseada em fatos reais, é necessário que tenha uma preocupação de retratar o mais fiel possível as vestimentas que se usavam na época e isso pode variar de acordo com o grau de importância.

Mas não é só ler o roteiro e sair comprando as roupas, existe todo um processo. Primeiro começa com a leitura do roteiro, nessa fase são analisados o contexto e a época, depois é feita uma pesquisa e busca de referências, que pode ser em revistas, livros, fotos, internet ou vídeos. Logo é montado uma pasta para cada personagem e apresentado para o diretor, após a aprovação começa a montagem dos figurinos, que pode ser confeccionado, comprado em brechó ou loja. Chega o momento da prova e caso não tenha atingido o resultado desejado, volta para a etapa anterior. Depois de tudo pronto e aprovado pelo diretor de cena, é que começa a gravação.

Ufa! Não é simples essa função. Você sabia que ainda existe alguns truques que os figurinistas fazem para tirar a aparência de roupa nova? Eles lavam, lixam, mancham e fazem outras técnicas, tudo isso para deixar o mais natural possível.

A vestimenta precisa completar o cenário, estar de acordo com o contexto, às vezes atender alguns aspectos técnicos (no caso do chroma key) e não pode chamar a atenção, só quando for realmente necessário.

Esse profissional (figurinista) que fica atrás das câmeras, está muito presente nas telas e sem ele, provavelmente o resultado do material estaria incompleto.

Para você, qual foi o filme, série ou novela que mais te marcou na questão de figurino? E confira tudo sobre criação de vídeos institucionais:)

Cidade de Deus

 Star Wars: O Despertar da Força

O Grande Gatsby

 

O Grande Gatsby

Mad Max: Estrada da Fúria

Alice Através do Espelho

Cleópatra

O Auto da Compadecida
Clique aqui para comentar ( )