Fotolia

Por que todo mundo deveria ter Projetos Pessoais

Markus Spiske

Fala criativos!

Você já pensou que boa parte das grandes ideias e dos projetos bem-sucedidos que você conhece começaram como projetos pessoais? Hoje vamos falar sobre essa categoria de projeto e de como ela pode ser disruptiva para sua carreira. Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar nos projetos e ideias de outras pessoas irá claramente beneficiar essas pessoas a longo prazo e não necessariamente você. Por isso vamos hoje explicar e desmistificar mais o assunto projetos pessoais, mostrar que se trata muito mais de um investimento do que de um passatempo.

Coffee, Pen, Blog Notebook - Just Add Text  (free CC usage with credit link to LiveOnceLiveWild.com)

Foto de Live Once Live Wild

O QUE SÃO PROJETOS PESSOAIS?

Para colocar de uma maneira simples: São todo e qualquer projeto que você  vem a realizar sem necessariamente um cliente final fazendo parte do processo de maneira efetiva. Isso, não quer dizer que você não possa fazer projetos que são propostas para clientes reais, desde que ele não tenha influência sobre o processo. Esses projetos podem ser feitos individualmente ou coletivamente. com ou sem um investimento financeiro. Em nosso artigo “vale a pena trabalhar de graça?” falamos de uma categoria de trabalho em que podemos incluir o projeto pessoal, seria o trabalho para portfólio:

Exercício do seu ofício visando ganhar experiência e visibilidade a longo prazo. Acredito que todos nós já estivemos aqui, atire a primeira pedra quem nunca fez um ou mais projetos para conseguir experiência na área e reconhecimento para conseguir trabalhos pagos, todo o iniciante passa por isso. Assim como muitos profissionais mais experientes continuam realizando essa prática como forma de reformar e melhorar seu portfólio ou para atrair outros clientes diferentes do seus atuais. Muitas vezes, os trabalhos para portfólio, mesmo tendo pouco retorno financeiro ou nenhum a curto prazo, acabam sendo nossos melhores trabalhos pois sofrem menos pressão de prazos e orçamentos, portanto, afloram criatividade e inovação.

Gray Scale Photography of Macbook Iphone Notebook on Table

Foto de James Baker

A IMPORTÂNCIA DE TER PROJETOS PESSOAIS

Um projeto pessoal não sofre das mesmas mazelas que um projeto para cliente, visto que não possui prazo determinado por terceiro, nem orçamento específico ou diretrizes rígidas, o que lhe dá uma gigantesca liberdade para tentar o que for conveniente para você. Assim, podemos afirmar que o grande legado que os projetos pessoais vem a trazer é justamente lhe dar a oportunidade de expressar suas ideias e de potencialmente ter elas aplicadas mais a frente em um projeto para um cliente valendo. Muitos designers que hoje são famosos começaram sua carreira fazendo projetos pessoais para pegar experiência e expressar a sua visão única, uma prática muito interessante é o Rebrand que demostramos alguns exemplos em nosso post “Já pensou em fazer um Rebrand?”.

 De fato, fazer projetos pessoais só vem a agregar a você enquanto profissional, as vezes pode parecer complicado conseguir conciliar o trabalho do dia-a-dia com suas próprias criações, mas talvez isso se dê ao fato de que você ainda não encontrou algo que seja empolgante o suficiente para lhe fazer perder o sono quando chega em casa todos os dias.

neourban hipster office desktop

Foto de Markus Spiske

Clique aqui para comentar ( )