Publi e MKT

Processo Criativo em Publicidade e Propaganda

Criar não é simplesmente uma arte, embora algumas pessoas tenham facilidade maior a desenvolver a arte criativa, até pelo próprio incentivo que recebem, enquanto crianças ou jovens. Não é como uma receita qualquer em que se seguem os passos e chega-se a um resultado. A criação é complexa, porque não existe fórmula exata para tornar alguém criativo.

Faz-se necessário discutir a criatividade como uma perspectiva histórico-cultural, no que compreende os aspectos abstratos que são desenvolvidos no decorrer da história de vida da pessoa, como se relacionam nos diferentes contextos em que atuam. Fundamental nesse processo histórico-cultural é a consciência da pessoa quanto ao raciocínio, observações que orientam o planejamento, objetivos, mobilização de recursos para a obtenção de resultados, e em especial, conhecimento do contexto ao se produzir determinado conteúdo.

Atualmente existem técnicas que levam ao “surgimento” do processo criativo; é possível verificar que, há aqueles educadores que estimulam a criatividade, motivando os interesses dos alunos e apoiando sua concentração para o desenvolvimento daquilo que se pretende inventar. Bem como, há cursos para ensinar a ser “inventivo e criador”, mexendo com o inconsciente e a inspiração, em sessões de criatividade que introduzem métodos especiais para “transformar” as pessoas criativas.

Para criar de forma eficiente, existe uma necessidade de estimular a mente com leituras, conhecimentos, experiências com o objetivo de aperfeiçoar os instrumentos a serem utilizados e direcionar a vontade criadora, que aos poucos surgirá e a cada experiência aumentará. Não se aprende sobre a capacidade criativa, mas se aprendem as técnicas para desenvolvê-la.

A criatividade em Propaganda é colocada como a resolução de um problema, sem causar dano à “arte pela arte”, uma vez que busca descomplicar algo para ser propagado de forma objetiva e eficaz.

Para um melhor desenvolvimento do processo criativo é de extrema importância estar aberto para uma maior receptividade à experiência criativa. É importante observar que a criatividade é gerada pela elaboração mental, desde que o indivíduo tenha autoconfiança em seu poder interior e que depende, necessariamente, de vontade e interesse por aquilo que se deseja alcançar. Nesse contexto, a técnica é superimportante para a elaboração de um projeto criativo.

CONCLUSÃO

No processo criativo a ideia genial não surgirá repentinamente, uma vez que o criativo deve buscar inspiração em outras artes para ampliar seu potencial criativo, porque quanto mais bagagem cultural o publicitário tiver, mais esse processo fluirá naturalmente. Certamente a criação resulta de elaborações mentais apoiadas em conhecimentos e é motivada pelo interesse das pessoas que a ela se entregam plenamente.

Para aumentar a eficácia de um produto é importante que a expressão visual mergulhe, no misterioso mundo da criatividade. A boa ideia não precisa ser enfeitada, ela pode ser simples para tornar algo interessante, na realização de projetos originais que irão se materializar.

Clique aqui para comentar ( )