Design

Proposta montessoriano para quarto infantil

Quais os pais não sonham em oferecer aos seus filhos, um ambiente com a possibilidade de crescerem e se devolverem da melhor forma possível? Quando os pais recebem a noticia que uma criança está a caminho, surge além da expectativa de receber o mais novo membro da família, a necessidade de preparar um ambiente dentro da residência, que possa amparar e proteger as crianças, favorecendo seu desenvolvimento.

Os dormitórios infantis com a proposta montessoriano, surgiram a partir do método pedagógico criado pela italiana Maria Montessori. A ambientação de um quarto montessoriano leva a criança a se desenvolver de maneira espontânea e autônoma, facilitando a interação da criança com o ambiente do seu quarto, de modo seguro e livre para a criança descobrir, entender e se apropriar do espaço a sua volta a partir das experiências feitas no ambiente.

Os quartos montessoriano são projetados seguindo a escala, proporção e limitações das crianças, sendo feito para atender as necessidades das crianças e não a dos adultos. Geralmente encontramos quartos infantis que atendem as necessidades dos adultos, voltados a solucionar as necessidades dos pais na rotina do dia a dia, eliminando com isso os estímulos para a independência dos filhos.

Para estimular a busca do auto aprendizado pelas crianças, o projeto de ambientação para um quarto montessoriano segue alguns pontos, são eles:

Berço

O tradicional berço dá lugar a um colchão direto no chão, a criança ganha autonomia para permanecer ou sair da cama. Para proteger o bebê ou criança de rolar para fora da cama, utilize travesseiros e almofadas como barreira.

Foto: Nicolas Bouriette, divulgação NaToca

Tapetes

Os tapetes no chão do quarto irão favorecer a experiência tátil e visual, além de setorizar a área destinado a criança brincar.

Foto: André Nazareth e Nicolas Bouriette, divulgação NaToca

Quadros

Utilize quadros dando preferência os feitos com acrílico, evitando os de vidro, fixando os quadros com fita dupla face, em vez de pregos. Posicione os quadros na altura da criança, para que ela possa ver e interagir. Use fotos da família para estimular a memoria da criança.

Foto: Nanda Ferreira, divulgação NaToca

Espelhos

A utilização dos espelhos irá ajudar o bebê a reconhecer sua própria imagem e entender que ele e a mãe são duas pessoas distintas. Opte por espelhos com molduras, posicionados na altura da criança.

Foto: Andrea Marques, divulgação NaToca

Barras na parede

A utilização da barra afixada na parede facilitará a criança ficar em pé e com isso ela comece a andar naturalmente sem a ajuda dos pais, fazendo parte do processo natural no seu desenvolvimento.

Foto: Pintify.net

Armário baixo

Serão utilizados para armazenar neste espaço algumas opções de roupas para que a criança comece a escolher o que irá usar. Conforme a idade da criança os pais devem auxiliar os filhos a se vestirem, mas não interferindo na escolha do filho.

Foto: André Nazareth e Nicolas Bouriette, divulgação NaToca

Decoração minimalista

A ambientação do quarto montessoriano deve ser simples, sem a necessidade de muitos enfeites e objetos, deixando uma circulação livre para a criança andar no quarto sem esbarrar e não tentar subir nos objetos de decoração.

Foto: Raízes Fotografia, divulgação NaToca

Brinquedos

Os pais devem observar a faixa etária indicada nos brinquedos, estes devem estar na altura dos olhos e no alcance das crianças, de modo que elas sozinhas consigam pegar, utilizar e guardar, sem a ajuda dos pais.

Foto: Nanda Ferreira, divulgação NaToca

Segurança

A segurança é fundamental para a criança interagir e se apropriar do espaço. Deve ser evitado móveis e objetos de decoração com quinas, pontiagudos, gavetas e portas que possam fechar e machucar as mãos da criança.

Foto: Andrea Marques, divulgação NaToca

Móbiles
Os móbiles são ótimos objetos que estimulam as crianças e seu aprendizado. Para os bebês recém-nascidos, prefira os móbiles com poucas cores nos primeiros meses de vida, depois os mais coloridos, já que a visão ainda está em desenvolvimento quando eles nascem.

Foto: Sambacine, divulgação NaToca

Iluminação
A iluminação ideal para dormitórios infantis deve ser indireta, jogando toda a luz para o teto ou parede, evitando assim o ofuscamento da criança, tendo a possibilidade de utilizar Dimmer, que permitem regular a intensidade da luz dentro do ambiente.

Foto: Paula Giolito / Raízes Fotografia, divulgação NaToca

Fontes:
www.macetesdemae.com
revistacasaejardim.globo.com
natocadesign.com.br

Clique aqui para comentar ( )