Cinema e Séries

Satoshi Kon e seu legado para o cinema de animação

Satoshi Kon (1963 – 2010) foi um diretor, roteirista, animador e mangaká — quadrinista especializado no estilo mangá — oriundo do Japão. Satoshi se formou em Design Gráfico na Musashino Art University. E em uma entrevista concedida a Anime News Network, ele revela que inicialmente queria ser um pintor: “Além da pintura, houve também um tempo em que eu queria ser um ilustrador. Como resultado, eu acabei me tornando um mangaká, e agora estou trabalhando com animação. (…) Desde que a arte e os desenhos estavam envolvidos no meu trabalho, independentemente do gênero, eu estava satisfeito. De modo geral, me matriculei no Musashino College of the Arts porque eu queria trabalhar profissionalmente com a arte.”

Após a faculdade, Satoshi começou sua carreira como um mangaká na Young Magazine. Logo após, o artista colaborou com Katsuhiro Otomo — famoso por criar o clássico “Akira” — em “World Apartment Horror”. Ao estreitar os laços com Katsuhiro, Satoshi ajudou na finalização e edição do mangá de “Akira” — que posteriormente virou um filme animado na década de 80, extremamente aclamado pela crítica e pela audiência até os dias atuais.

A partir daí, Satoshi se lançou como roteirista e animador, para então depois, se aventurar como diretor. No geral, o cineasta dirigiu 7 obras-animadas — incluindo séries, longas e curtas —, roteirizou 10 e animou 6 obras. Infelizmente, o seu mais novo filme “The Dreaming Machine” não chegou a ser finalizado, devido ao estado crítico de saúde que Satoshi se encontrava na época. O visionário diretor faleceu em 2010 devido a um câncer no pâncreas.

 

 

“Você não acha que os sonhos e a internet são semelhantes? Ambos são lugares onde o consciente reprimido é liberado.” Paprika (2006)

O artista se destacou na indústria cinematográfica quando começou a criar seus próprios filmes animados, dirigindo-os e roteirizando-os. O diretor era conhecido por dirigir somente obras de sua autoria. A grande maioria de sua filmografia foi animada pelo estúdio Madhouse — o estúdio é conhecido por produzir animes como Hunter x Hunter, NaNa, One Punch Man, Death Note, Monster, Sakura Card Captors e outros.

Todas suas animações possuem uma carga psicológica bem complexa, possuindo roteiros rebuscados, personagens bem construídos e plot twists eletrizantes. Fora o conteúdo rico e destinado a atender o público adulto, suas animações também possuem uma produção técnica bem a frente da época em que foram realizadas. Algumas de suas obras como “Paprika” e “Perfect Blue” serviram de inspiração para filmes de Hollywood como “A Origem”, “Réquiem para um Sonho” e “Cisne Negro” (Fonte: Dazed Digital).

 

Paprika (2006) x Inception (2010)

 

Perfect Blue (1997) x  Black Swan (2010)

Em 2014, foi lançado o ArtBook “The Art of Satoshi Kon”, o livro além de conter diversas ilustrações de seus filmes, curiosidades acerca da produção, esboços de seu filme não lançado “The Dreaming Machine”, contém também uma homenagem especial feita por Darren Aronofsky — diretor de “Cisne Negro” e “Réquiem para um Sonho”.

Confira, logo abaixo, algumas fotos promocionais, screencaps e scans de algumas das principais obras-primas de Satoshi Kon:

 

Clique aqui para comentar ( )