Publi e MKT

Melhorando sua capacidade de vender competências através do LinkedIn

Você já deu o primeiro passo, estar presente e gerando conteúdo nas mídias sociais. Cada uma tem comportamentos e processos de comunicação diferentes. Isso também se aplica ao LinkedIn.


Atualmente contando com mais de 450 milhões de membros, destaca-se por ser umas das poucas redes que se dedica a construção de relações profissionais entre empresas e pessoas. No Brasil, o perfil na rede é uma exigência que em muitos casos tem substituído o envio de currículo.

Ainda, de acordo com a divisão de vendas da LinkedIn, líderes de vendas sociais criam 45% mais oportunidades que seus pares que tem o SSI baixo, tem 51% mais chances de alcançar seus objetivos de negócios e 78% de ultrapassar a concorrência que não utiliza redes sociais.

Como em toda rede social, existem métricas que servem para acompanhar o desenvolvimento do seu posicionamento. No LinkedIn temos o SSI (Índice Social de Vendas), que fornece um número entre 1 e 100, indicado o quão ativo você está na plataforma e como sua marca é atrativa.

Ambiente da ferramenta liberada gratuitamente para avaliar o SSI.

COMO É CALCULADO MEU SSI?

Entender quais indicadores compõem o SSI é fundamental para melhorar seu desempenho no LinkedIn. Dessa forma temos 4 fatores:

  • Estabelecimento da marca
  • Conectar-se com as pessoas certas
  • Envolver-se com insights
  • Construir Relacionamentos

Agora vamos conferir qual é sua média? Clique aqui

Meu SSI em Março/2018

Quando comecei a me preocupar em me posicionar melhor no LinkedIn, meu SSI era 45. Através de boas práticas, consegui melhorar significativamente meu posicionamento, sendo hoje TOP 1% no SSI do Setor (Marketing e publicidade) e TOP 6% em minha Rede (contando com 1065 contatos).

Ainda na ferramenta é possível score médio de seus possíveis concorrentese contatos em sua rede. Na prática, isto significa que você avaliar melhor a qualidade de suas interações para gerar negócios em relação a rede que esta desenvolvendo.

Estes são os indicadores do meu setor e da minha rede.

Então, como você pode melhorar seus indicadores no SSI?

Antes de começar, vale uma observação: engana-se quem acredita que avaliar esses indicadores é válido apenas para o LinkedIn. Estar atento à essas práticas é válido em outras redes sociais, principalmente se seu foco for desenvolver novos negócios e relações que possibilitem crescimento profissional. Por isso, #FiqueAtento.

Então, vamos lá! Quadrante a quadrante.

1. Estabelecer sua marca profissional – Você tem perfil campeão?

  • Complete seu perfil: Mantenha seus dados preenchidos e atualizados. Um detalhe que trará um diferencial interessante é criar um perfil também em inglês. Se não domina a linguagem, peça ajuda;
  • Conteúdo é tudo: Gere conteúdo relevante. Comentários, divulgação de notícias de seu mercado e, principalmente, provoque respostas. Call to action não é apenas um fundamento usado na criação de páginas web, mas também uma forma de gerar interação com seu conteúdo;
  • Obtenha recomendações de colegas e clientes: Validar sua experiência e expertises é uma das coisas mais essenciais em uma rede como Linkedin. Não esqueça disso! Por isso, recomende colegas, INTERAJA!

2. Encontrar as pessoas certas – Você usa a Pesquisa Avançada para identificar clientes potenciais?

  • Filtre os melhores contatos: Ao buscar pessoas com quem deseja se conectar, selecione aqueles que fazem parte da sua área de atuação ou possibilitem acesso a empresas e a outros profissionais;
  • Clientes à vista: encontrou potenciais clientes? Ao adicionar, redija uma nota de apresentação e interaja com o conteúdo dele. É extremamente absurdo desejar fechar um negócio sem se envolver com o seu cliente;
  • Fui encontrado: ao receber visitas em seu perfil, siga os passos acima!

3. Engajar com insights – Você compartilha conteúdo e interage com o conteúdo fornecido por suas conexões no LinkedIn?

  • Conteúdo relevante, sim: como falei logo nas primeiras dicas, o conteúdo que você publica é essencial para gerar relacionamentos. A interação é fruto, principalmente de conteúdo prático, de fácil compreensão que questione e inicie uma conversa. #PenseNisso;
  • Mantenha suas relações: Aqui o destaque são para os contatos de primeiro nível. Estabeleça diálogos através de mensagens e marcações.

4. Estabelecer relacionamentos – Você interage com outros líderes ou especialistas?

  • Encontrei uma referência: algo importante para um melhor posicionamento é o estabelecimento de contato com pessoas relevantes na rede. Nunca é demais lembrar dos pontos acima para uma melhor apresentação e conexão;
  • Relacionamento precisa de diálogo: Simples assim! Você precisa interagir? – ?como já repeti diversas vezes? – com suas referências. Responda publicações, reaja, compartilhe. Enfim, gere relações com as suas referências e as do mercado.

Bem, chegou a hora de por a mão na massa!

Qual é o seu SSI? Tem alguma dificuldade em interagir no Linkedin?Deixe suas dúvidas e experiências e não se esqueça:

Um bom Social Seller faz negócios enquanto os concorrentes dormem – Bruno de Lacerda™

Clique aqui para comentar ( )