Notícias

#Táliberado. Pode dizer: “Isso e? muito Black Mirror”

Que a série Black Mirror é um sucesso que nos gera incomodo à cada episódio, isso é certo. Principalmente, por abordar tecnologias presentes e algumas não tão distantes, bem como suas implicações e impactos. Nos causando uma reflexão profunda sobre nossa realidade e futuro.

No episódio “Nosedive” (“Queda Livre”). A sociedade é baseada em um sistema de avaliação que reune dados de todas as interações e comportamentos que dá autorização para compra de produtos, entrada em locais específicos e?—?o mais incomodo?—?como as pessoas lhe enxergam, já que esses dados são acessíveis a qualquer pessoa à um toque do celular.

“Nosedive”. Episódio da 3ª Temporada de Black Mirror

A China deixo?—?à muito tempo?—?de ser reconhecida apenas pela cópia de produtos ou fabricação de baixa qualidade. Algumas marcas como a XAOMI se destacam no mercado por produzir produtos com alta qualidade e preço competitivo.

Agora é a vez do Governo chinês dar um passo à frente e se superar mais uma vez. Iniciado em 2014, um projeto visa desenvolver um “Sistema de Crédito Social” onde os cidadãos são avaliados de acordo com seu comportamento social e econômico. Os dados são fornecidos por grandes empresas do país de diversos setores?—?seguros, serviços financeiros, redes sociais, dentre outras?—?sendo cruzados por um algoritmo de avaliação.

Em caráter experimental, o projeto iniciou seus testes e sua participação é?—?inicialmente?—?voluntária sendo avaliados os seguintes critérios

  • Histórico de crédito;
  • Cumprimento de prazos;
  • Características pessoais;
  • Comportamentos;
  • Relacionamentos interpessoais.

Uma pessoa que joga videogame durante dez horas por dia é considerada uma pessoa ociosa. Já quem compra fraldas com frequência seria considerado responsável disse o CEO do projeto, Li Yingyun

O projeto já conta com milhões de inscritos graças ao estímulo do Governo através de recompensas como check-ins mais rápidos em hotéis, acesso facilitado à financiamentos e diversos outros incentivos. A previsão é que até 2020, o sistema seja obrigatório à todos que moram na China.

__________

Tem algo mais Black Mirror que isso? Deixe nos comentários sua opinião.

Clique aqui para comentar ( )