Publi e MKT

Vista A Camisa!

Há varias dicas que ajudam os redatores a abrir a mente na busca pelo título perfeito. Entre tais dicas estão usar verbos no imperativo, evitar usar verbos no gerúndio, evitar a palavra “não”,  e etc.

Para quem assiste o seriado Friends, conhece o inigualável Chandler Bing, que lá na 9ª temporada descobriu que tinha futuro na carreira publicitária. Já quem não o conhece, saberá um pouquinho agora.

Em seu primeiro brainstorming, Chandler e a equipe da agência tinham como tarefa pensar em alguma campanha para vender um tênis com rodinhas. Novo na profissão e totalmente por fora do modelo do tênis, Chandler teve bastante dificuldade.

Após muito tempo pensando na campanha, ele resolveu usar o tênis. Embora tenha sido uma experiência um pouco dolorosa, serviu de inspiração para criar a chamada perfeita.

Mesmo que o texto do Chandler contenha a palavra “não”, está perfeito. O que ele fez é o que chamamos de “vestir a camisa”. A redação deixa claro o objetivo da campanha e quem é o alvo dela.

Com isso, vale ressaltar que toda regra há a sua exceção e, pensar fora da caixa, ainda é prioridade no mundo publicitário. Por isso, não é necessário ficar preso a essas orientações, pois elas servem para nos ajudar a fugir do óbvio.

As dicas existem, servem de base, mas nada é uma regra absoluta. A regra absoluta é criar de forma que atinja a persuasão e, na dúvida, vista a camisa. Ou o tênis. Seja o que for, saiba sobre o que você está vendendo.

Clique aqui para comentar ( )