Entretenimento

Você é o que lê

Que somos um país que lê pouco, não é novidade para ninguém, por isso, sempre que encontro algum tipo de pessoa ou “grupo” que esteja disposto a incentivar a leitura, necessito compartilhar com as pessoas ao meu redor.

E, aqui, como tenho um alcance maior, faço questão de apresentar um dos eventos mais legais sobre-livros que conheci nos últimos tempos. Apesar do bate-papo não envolver livros de design, engana-se quem pensa que não nos interessa, somos comunicadores, precisamos estar ligados a todos os assuntos, nunca sabemos qual o próximo job que irá cair em nossas mãos, além, óbvio, de ser enriquecedor como indivíduo.

Acho muito difícil existir uma profissão que seja mais legal do que a que te “obrigue” a adquirir conhecimento sobre tudo, o tempo todo. Um brinde à nós, comunicadores. :)

 

Reprodução/ Instagram

Você é o que lê

Realizado pela Livraria Cultura e Noarr Cultura e Conteúdo, o projeto começou em maio de ano passado (2016), em Salvador. A atriz e diretora Maria Ribeiro, o escritor Xico Sa, o ator e roteirista Gregorio Duvivier e um mediador (que é uma pessoa diferente em cada encontro), são os responsáveis por fazer esse bate-papo acontecer.

Os novos formatos de leitura, as novas mídias, a influência das redes sociais e o impacto de tudo isso na sociedade, também são pautas nos encontros.

“O encontro propõe um diálogo sobre a influência da leitura na infância e na formação dos autores, até a construção dos seus últimos títulos, além de provocar a reflexão sobre os novos formatos consumidos nas redes sociais e novas mídias, colocando em questão os impactos dessa leitura na formação da sociedade contemporânea.” Você é o que lê. 

Estive presente em um dos eventos, que aconteceu em São Paulo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.  A apresentadora Sarah Oliveira foi a mediadora da vez.  É difícil acreditar que um evento que, basicamente, fala sobre literatura, consiga lotar. E era uma terça-feira, mas foi possível!

 

A capital baiana Salvador, Brasília e Rio de Janeiro, também já receberam o Você é o que lê. Normalmente a entrada é gratuita e, dependendo do lugar, é necessário apenas a retirada de senhas, devido ao espaço.

“Tornar a literatura muito séria prejudica muito o livro no Brasil, como uma coisa obrigatória, solene, ligada a grandes chatices. E o que projetos como este têm de bom é roubar a solenidade da literatura, mostrar que podemos falar do prazer de ler sem mesóclise, por exemplo. A literatura pode ir para o bar, a literatura pode ir para qualquer lugar”, opina Xico Sá, ao IG.


As datas de 2017 ainda não foram divulgadas, mas é só ficar ligado nas redes sociais YoutubeInstagram e Facebook, para saber quando e aonde vai acontecer o próximo encontro.

Vale dar uma passada pelo canal de Youtube, tem os encontros gravados e vários outros vídeos com dicas de livros.

Cada vez mais tenho a certeza de que a leitura é um dos maiores agentes de mudanças do mundo. Torço para que esse tipo de projeto cresça, mas que cresça tanto, que seja possível lotar um Maracanã! Imagine all the people…

You may say, I’m a dreamer
But I’m not the only one
I hope someday you’ll join us
And the world will be as one
Imagine – John Lennon

Dica dada! :)

Clique aqui para comentar ( )