Fotolia

Você já se reinventou dentro do design?

Antes de começar, queria perguntar uma coisa: Você já acessou o site da Fotolia da Adobe? Lá, você encontra milhares de imagens e vídeos com royalties free para download. Existem muitos planos e promoções por lá. Confere acessando br.fotolia.com.

Olá, pessoas!

O design é uma profissão que está sempre em movimento. É necessário saber acompanhar o que o mercado pede, os novos softwares que aparecem e as constantes mudanças de conceitos sobre as coisas. Enquanto o mundo e a tecnologia mudam, o design acompanha o ritmo de forma similar, afinal, o design tem uma forte ligação com a cultura em que estamos envolvidos. Com tantas mudanças e variações, chega uma hora em que precisamos nos reinventar para continuar no mercado ou melhorar o profissional que somos.

Todo designer – se não passou ainda por isso, vai passar. Quando falo reinventar, não quero dizer necessariamente aprender um novo software. Mas mudar a sua forma de fazer as coisas e trilhar novos caminhos. Acho que a tradução certa para reinventar é: experimentação. Não é fácil sairmos do nosso habitat natural e buscar outras coisas, mas quando conseguimos, alcançamos novos patamares e chegamos a novos objetivos.

Imagem: Fotolia da Adobe

Quando estamos a muito tempo no mercado, pensamos que chegou um limite de habilidades que atingimos e por isso, nos acomodamos naquilo que estamos vivendo. Isso acontece com muitos profissionais que se acostumaram com aquilo e não querem algo novo para o seu design. Se prendendo no nível que conseguiram chegar. Não estou julgando! Muitos deles lutaram muito pra chegar onde estão agora, mas apenas vivem de ‘mais do mesmo’ e não mudam a sua forma de fazer as coisas. Além disso, nós por natureza, temos essa vontade de procurar por mais conteúdo e técnicas. Infelizmente, muitas dessas vezes, essa busca por coisas novas só são direcionadas para softwares e não para outras coisas que envolvem o design (conteúdo teórico, por exemplo).

Imagem: Fotolia da Adobe

Se reinventar é buscar novos ares, novas estratégias de fazer o seu design melhorar, conquistar novos clientes e fazer o seu dinheiro. Pode ser aprendendo um novo software que está em alta no mercado, mas pode ser também melhorar suas habilidades de negociação, aprender sobre administração, melhorar o seu branding, trabalhar com novos materiais, sair mais do PC/MAC e buscar formas mais manuais de trabalho, procurar por outras formas de inspiração, estudar aquilo que não tem domínio e principalmente conhecer a si mesmo – saber do que é capaz e o que não.

Como falei, todo designer passa por um momento desses. Quando você  se cansa de fazer a mesma coisa, ou quando acha que já aprendeu o que dava num determinado software e/ou técnica… não importa! Você vai passar por isso. E quando passar, precisamos estar preparados para fazermos diferente.

Todos nós, criativos, passamos por constantes mudanças. É um processo continuo de técnicas, macetes e sacadas que aprendemos a cada dia. E cada uma coisa dessa, nos da mais liberdade de criação para a realização dos nossos projetos. É extremamente importante não se ‘cansar’ no meio da profissão e buscar melhorar os profissionais que somos.

Talvez mudar o que você já se familiariza seja difícil, mas pode ser que isso faça você alcançar outros patamares que nem você imaginava que conseguiria.

Espero que esse artigo possa ser refletivo e intrigante. Espero também que ele possa ajudar vocês de alguma forma. Ele não tem nada de software ou alguma novidade de mercado que sei que vocês adoram, mas apenas mais uma dica para melhorar o design e os designers do nosso país. ;)

Gostou? Fala aí nos comentários!

Para obter 5% de desconto na Fotolia da Adobe, acesse: http://bit.ly/2paqpfW

Abraços e um bom café!

__

Imagem de capa: Fotolia da Adobe (modificada)

Clique aqui para comentar ( )