Executivo da Riot Games destaca papel das marcas nos eventos de Esports durante o Sports Summit Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, a capital paulista recebeu o Sports Summit para discutir sobre inovação, transformação digital, negócios, entre outros temas. Igor Corrêa, Gerente de Produtos da Riot Games, esteve presente no painel ‘Sportainment: O negócio dos eSports’ para comentar como os esportes eletrônicos estão inseridos no ecossistema esportivo apresentando o case do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL).

Em sua apresentação, o executivo reforçou o papel importante que as marcas desempenham nos eventos de esporte eletrônico, que cada vez mais procuram levar entretenimento – além do jogo – ao público. Empresas líderes de seus segmentos como Mastercard, Santander, Heineken, Nestlé (com KitKat e Dolce Gusto), Coca-Cola e Sanofi (com sua marca carro-chefe Dorflex), formam o atual hall de patrocinadores do CBLOL.

“Na nossa Arena, onde acontecem os jogos do CBLOL, sempre temos ativações e experiências aos nossos fãs e jogadores. E durante a final, quando buscamos outros lugares como no ano passado em Recife, por exemplo, fazemos atrações como shows de abertura e de intervalo”, comentou Igor, reforçando algumas das formas que a Riot encontra de envolver as marcas de forma natural, junto a um público tão exigente, sem deixar de ser impactante.

Os parceiros têm um papel crucial de como fazer uma entrada única e imersiva para um público muito específico, o gamer. Conforme o exemplo citado pelo Igor no painel, a Heineken 0.0 foi responsável pelo halftime show da Final da 2ª Etapa do CBLOL 2023, em Recife. A marca levou Matuê, o artista que carrega uma multidão de fãs das novas gerações, para cantar três de seus sucessos no palco da competição. Durante a sua performance, foi difícil ver alguém do público sentado sem soltar a voz e pular a cada beat.

Show do Matuê no palco da Final do CBLOL 2ª Etapa 2023, realizado em Recife, no Ginásio Geraldão. Créditos: Bruno Alvares/Riot Games

Durante os splits, há jogos em todos os finais de semana no formato presencial da Arena CBLOL, que é localizada dentro nos Estúdios da Riot Games, em São Paulo. A estrutura física do local, com mais de 4 mil m2 com Arena com camarotes e arquibancada para mais de 150 pessoas, loja, memorabilias, e um ambiente personalizado com o cenário da competição, ocasionam em oportunidades únicas de nossos patrocinadores se envolverem com nosso público mais fiel ao longo do ano.

Ação de patrocinador na Arena CBLOL, que fica dentro dos estúdios da Riot Games, em São Paulo. Créditos: Bruno Alvares/Riot Games

Eventos de Esports crescem em audiência

Dados da Pesquisa Game Brasil mostram que mais de 80% da população considera que os jogos estão entre suas principais formas de diversão. O hábito de consumo do brasileiro passa não apenas por jogar como também por assistir gameplays e campeonatos – o que se reverte para números de audiência crescentes ano após ano.

O Brasil é um país prioritário para a Riot Games no mundo: o CBLOL é a liga que mais cresceu no ano frente às demais ligas da Riot Games. A primeira fase do Campeonato Brasileiro de League of Legends terminou em abril com um recorde de audiência: 459 mil espectadores simultâneos em plataformas de streaming.

E para completar esse ecossistema competitivo, a Riot Games tem parceria com um time de influenciadores, que são jogadores e parte da fanbase,  que reverberam a audiência e amplificam a exposição do produto CBLOL. “Estão jogando nosso jogo, levando para mais pessoas e criando toda uma rede de pessoas que acompanham sua jornada. Imagina você conseguir assistir um jogador de futebol de alto rendimento treinando e conversando com os torcedores no chat? É isso o que acontece! Criadores de conteúdo que jogam o LOL podem compartilhar muito mais com o seu próprio público”, explicou Igor.

Related posts

Melhores bônus e métodos de pagamentos disponíveis nos casinos online!

Quanto ganha um streamer?

Design nos cassinos e sua importância na experiência dos jogadores