Design

Iluminação segundo a função

Uma iluminação planejada é capaz de transformar completamente um espaço, criando atmosferas e produzindo diferentes sensações no usuário. Contamos com duas fontes de luz: a luz natural, gerada pelo sol, e a luz artificial obtida através das lâmpadas. O projeto de iluminação deve buscar utilizar a luz natural associada à luz artificial, ambas atuando em harmonia dentro dos ambientes.

O projeto de iluminação será orientado pelas dimensões, materiais e funções do espaço. Compreendendo esses pontos e as necessidades do cliente, partimos para determinar qual tipo de iluminação será adequada para cada ambiente, assim como a escolha correta dos tipos de lâmpadas, sua temperatura de cor, seu índice de reprodução de cor (IRC), luminárias, entre outras variáveis.

Inúmeros requisitos são analisados para se chegar a um resultado de excelência no projeto de iluminação, a contratação de um arquiteto, designer de interiores ou lighting designer para elaborar um projeto, garante segurança para o cliente, pois sua má elaboração e execução podem gerar mal estar e desconforto aos usuários.

A iluminação possui várias aplicações e não é preciso escolher apenas um tipo para usar nos projetos residencial e comercial, assim, um mesmo espaço pode apresentar vários efeitos, adequando cada ambiente a suas funções.

A iluminação segundo suas finalidades são:

Iluminação geral ou de fundo: Proporciona um bom nível de luminosidade em todo o ambiente de forma uniforme, permitindo o usuário do espaço caminhar e circular pelos espaços sem nenhuma dificuldade, sendo possível também ver o projeto em sua totalidade. Para atingir esse resultado pode ser utilizado: luminárias de teto, lustres, abajures, arandelas, sports de embutir, luminárias de pé com foco para o teto e sancas.

Projeto studio mk27

Projeto escritório Vieira Narciso Arquitetura – Interiores

Projeto escritório Vieira Narciso Arquitetura – Interiores

Iluminação de destaque: Tem o objetivo de conduzir o olhar do usuário do espaço, para centros de interesse, como peças e objetos de decoração, facilitando sua identificação. Trazendo personalidade ao projeto pelo acréscimo de dramaticidade, pelo jogo de luz e sombras gerando diversas atmosferas. Os spots direcionáveis, arandelas para quadros, luminárias embutidas no teto de gesso ou no piso, podem ser utilizados para alcançar esse resultado.

Projeto studio mk27

Projeto arquiteto Antonio Violante

Projeto estúdio MRGB

Iluminação de tarefa: Possui o propósito de facilitar o desenvolvimento das atividades que serão executadas no ambiente, pelos usuários do espaço. Destinado a tarefas localizadas e específicas como se maquiar, ler na cama, fazer uma refeição a mesa, por exemplo. Podem ser colocadas para produzir a iluminação de tarefa, luminárias direcionáveis, trilhos de iluminação com spots, estes podem ser direcionados para o ponto desejado, além de luminárias de embutir ou luminárias de mesa.

Projeto escritório Estela Cislaghi Arquitetura e Light Design

Projeto escritório Alvorada Arquitetos

Projeto escritório Alvorada Arquitetos

Fotos/ Divulgação: www.galeriadaarquitetura.com.br

Clique aqui para comentar ( )