Quando a Inovação pode se tornar um problema? – UI Design

No mundo do design de interfaces, é super importante equilibrar o uso dos padrões com a necessidade de inovar. Se cada designer fizer as coisas de um jeito diferente, os usuários vão se sentir perdidos. Eles vão ficar tipo, “Onde é que eu clico agora?” e isso não é nada legal.
A gente precisa lembrar que os usuários passam mais tempo fora dos nossos aplicativos do que dentro deles. Por isso, é crucial que as interfaces sejam fáceis de entender desde o primeiro olhar. É aí que entram os padrões. Eles dão uma sensação de “ah, eu já vi isso antes”, o que ajuda os usuários a se orientarem.
Mas claro, a inovação também é importante. Se os usuários estão tendo problemas, a gente precisa pensar em novas ideias para ajudá-los. Só que a gente não pode exagerar. Mudanças radicais podem confundir todo mundo. Então, é preciso equilibrar a inovação com o que as pessoas já estão acostumadas.
No final das contas, o segredo está em encontrar o equilíbrio certo entre padrão e inovação. É aí que está a mágica do design de interfaces: criar algo que seja ao mesmo tempo familiar e surpreendente, fácil de usar e inovador.

Gostaram de aprender sobre isso? Me conte nos comentários a sua opinião entre o equilíbrio entre padrões e inovação.

Related posts

LG demonstra suas soluções digitais com IA para mercado B2B na Infocomm 2024

LG é a Parceira Tecnológica Exclusiva da CASACOR SP 2024 pelo Sétimo Ano Consecutivo

WWDC 2024: Uma Nova Era de Inovações da Apple