Publi e MKT 15 anúncios de dia dos namorados para te inspirar

15 anúncios de dia dos namorados para te inspirar

Por Diogo Mattos
Dia dos namorados

Como todo mundo sabe, amanhã é dia dos namorados, e por ser uma data tão especial o Design Culture não poderia deixar passar sem falar de propaganda, claro. Essa é uma época do ano onde surgem aqueles anúncios ocasionais, de oportunidade, como alguns costumam dizer.

E no post de hoje, para comemorar, resolvi apresentar uma coletânea com alguns dos comerciais de campanha, ações e peças impressas legitimamente Brasileiras, que foram veiculadas na grande mídia nos últimos 10 anos.

Por isso, a ideia aqui não é favorecer marcas, agência, setores da economia ou uma criatividade em detrimento da outra. Muito pelo contrário, o objetivo é oferecer a maior gama de abordagens possível para que você, criativo, estudante, possa se inspirar e ter algumas referencias para o seu job de cada dia.

Minha coletânea

A seleção não está em ordem de importância, então os números são apenas para efeito de organização, começando pelos anúncios mais antigos até os mais atuais, numa sequencia crescente. Então, sem mais delongas e conversinhas, vamos lá? Me acompanhe a partir de agora.

  1. C&A – Comercial de 2006 

Infelizmente não obtive informações sobre quem foi a agência responsável, mas, por ser uma propaganda de varejo, a criatividade não foi o forte, mas para vender roupa íntima até que funcionou. Veja abaixo.

  1. Iguatemi – Comercial de 2007

Shopping centers também não apresentam aquele tipo de anúncio inovador e criativo, mas até que esse soube adicionar um elemento romance ali com um casal se beijando. Foi produzido pela Zepellin Filmes, mas também não encontrei a agência que fez. Clichê? É, sem dúvida, mas está valendo.

  1. Casas Bahia – Comercial de 2007 

Esse foi criado pela famosa agência Y&R de Roberto Justus e produzido pela Open Filmes. Apesar de ser um outro varejão típico, mas esse já seguiu uma linha diferenciada, optando pelo storytelling, num formato não tão difundido na época (me corrijam se eu estiver errado). Pequenos clips, momentos cotidianos e bonitos da vida de um casal feliz. Você gostando ou não, funcionou, então está aí, ou melhor, aqui embaixo.

  1. Besni “Cupido” – Comercial de 2008

Segue o clássico do anjinho com asas flechando casais, bem comum nas historinhas bonitinhas dos livros e filmes. Foi criado pela ADAG e de uma forma ou de outra, não deixou de cumprir seu papel com o tom romântico esperado.

  1. Havaianas “Namorados” – Comercial de 2011

Dando um salto no tempo, esse anúncio clássico da marca campeã de vendas, vem com a atriz Daniele Susuki numa troca básica de “namorados”. Com um trocadilho infame mas bem executado, eles novamente marcaram sua presença em um momento especial.

  1. Vivo “Eduardo e Mônica” – Comercial de 2011

Esse filme, do mesmo ano, traz um leitura atual do clássico do Legião Urbana na voz original de Renato Russo. A história vivenciada no clipe da banda, foi trazida para a modernidade de forma interessante e descontraída. Bem jovem, descolada e conectada, tudo a ver com a telefonia.

  1. Galeria Fórum Ipanema – Impresso de 2011

Para dar uma quebrada no ritmo de comerciais de TV, trago um anúncio do mesmo ano. Eu confesso que não ia incluir mais nada desse ano, mas esse me ganhou pela criatividade. Produzido pela Kindle ele trouxe uma forma diferenciada de falar de dia dos namorados sem mostrar casais, pelo menos diretamente. Confira!

Propaganda de dia dos namorados galeria Fórum Ipanema

  1. Avon – Comercial de 2012

Um clássico elaborado pela DPZ que assim como no caso anterior, tira o foco do casal para ter um batom na boca de uma mulher. Eu sei que o produto vendido é esse, mas o efeito inverso é imediato nos primeiros segundos do vídeo. Veja você mesmo!

  1. Kaiser “Dia dos namorados com pressão” – Ação de 2012 

Este também é um exemplo que quebra um pouquinho a mesmice dos anúncios apresentados acima. Trata-se de uma ação genial realizada num bar em Curitiba. Apesar de ter um casal, ele não é uma abordagem tradicional, pois o foco é na reação e no clima provocado ali. Entenda assistindo abaixo.

  1. Shopping Recife – Impresso de 2013

Uma peça impressa bem bacana que impressiona não só pelo tamanho da caixa logo de cara, mas também pela aplicação das cores. Achei bem interessante, foi uma pena que não consegui descobrir a agência responsável para divulgar aqui.

Anúncio de dia dos namorados do Shopping Recife

  1. Bradesco Seguros – Impresso de 2013

Mais um aplicação fantástica da temática dia dos namorados que foge mas não foge do comum. Um coração em cima de uma bicicleta, nada mais sensacional e delicado ao mesmo tempo. Uniu o útil ao agradável, o que hoje em dia, na Lagoa Rio de Janeiro, não seria uma boa ideia (desculpem a piada, mas não resisti).

Anúncio de dia dos namorados Bradesco

  1. Boticário – Comercial 2014

Já chegando nos dias atuais esse é um clássico que pegou um atalho. No início parecia que ia fugir a regra, aparentava um simples entregador de flores numa bicicleta, mas no final surpreende. Além disso é “fofo” e tem uma música tão melosa quanto o momento final.

https://www.youtube.com/watch?v=wpYlM5GuBPw

  1. Cinemark – Post de campanha 2015

Ufa, finalmente chegamos aos dias atuais com três exemplos incríveis. Esse aqui eu achei muito bacana, pois é uma coisa integrada com os meios tradicionais e as redes sociais. Não que isso já não seja feito, mas é que nesse caso achei muito bem executado.

Ele aproxima o cinema do universo dos conectados digitais, nós mesmos, a geração Y e Z. A campanha toda conta com anúncios de mídia impressa, peças para Internet, especialmente Instagram, e propagandas para TV. Tudo isso estará no ar a partir de Sexta, o dia dos namorados oficial.

Veja o cartaz que já foi disponibilizado, elaborado pela agência Arabella!

Propaganda de dia dos namorados Cinemark 2015

  1. Baggagio – Comercial de TV 2015

Nesse meu segundo exemplo de peças veiculadas esse ano, trago esse vídeo, criado pela Sides, que segue uma pegada interessante. Apesar de ter um casal dentro de um carro, ele contêm uma história, um enredo inserido dentro de uma promoção da marca para o dia.

Segundo Fabio Barreto, diretor de criação da agência, foi a primeira vez que a Baggagio faz algo assim, contextualizado. Na minha opinião foi um casamento perfeito, apesar de lembra um product placement, mas foi bem feito.

  1. Boticário – Comercial de TV 2015

Quando mencionei a marca lá em cima aposto que você pensou: será que ele não vai falar do caso polêmico? Vou sim, agora chegou a vez dele. Não vou me ater a muitos detalhes, já que tivemos uma análise fantástica da colega Laryssa Figueirêdo aqui no Design Culture.

Digo apenas o seguinte: a caretice não está na cabeça de quem criou o anúncio, mas de quem o assiste e julga de formas contraditórias e arcaicas. É isso, esse simples ponto, que fez o comercial tão polêmico a ponto de ser denunciado no Conar.

https://www.youtube.com/watch?v=1_04RSlhQAA

Essa foi minha análise dos principais anúncios de dia dos namorados dos últimos 10 anos. E aí, o que você acha? Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.

 

 

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail