Todos os produtos necessitam de matéria-prima para serem feitos e na, maioria das vezes, ela vem da natureza. Utilizamos uma série de recursos naturais, como a água e o petróleo, para produzirmos nossos bens de consumo (ver livro Haverá a idade das coisas leves). No viés da sustentabilidade, estas práticas vem sendo questionadas pois não podemos continuar nesse ritmo de consumo e descarte. Estamos usando mais do que a Terra pode dar.
Por outro lado, a natureza é fonte de inspiração desde os primórdios das artes. O homem copia formas, mecanismos, efeitos e sistemas que vê no seu meio e os adapta para suprir as mais variadas necessidades. De certo modo, estas formas que nos remetem à natureza nos remetem também à essência de nós mesmos, pois dela viemos e somos parte.
O design de produtos também usa dessa inspiração para fazer, metaforicamente ou não, artefatos que remetem à elementos naturais e que talvez nos encantem por ser antropologicamente familiares ao nosso entendimento. Aqui vão alguns exemplos de produtos que foram inspirados na natureza, para que nunca nos esqueçamos da sua importância e principalmente da sua finitude.
CatCabin – Cabana para gatos – por HomeBasic
Jooze – embalagem de suco para crianças – por Yunyeen Yong
FallenTree – metade banco, metade árvore – por Benjamin Graindorge
Pocket Cup – Copo de bolso em silicone – por Connect Design
EletricTree+ – Carregador solar para celular em forma de bonsai – por Vivien Muller
Aloe Blossom e Aloe Bud – Luminárias – por Jeremy Cole
Rising Chair e Rising Table – Cadeira e mesa inspiradas nas transformações da natureza – por Robert van Embricqs
A natureza nos inspira, mas nossa maior inspiração é você. Continuem nos acompanhando!