O Big Data é um conceito relativamente novo no âmbito do Marketing Online. Ele faz referência ao grande volume de dados que vamos deixando no nosso consumo cotidiano. Você quer saber mais do que se trata e como pode beneficiar a sua campanha de E-mail Marketing?
O que é o Big Data?
Vivemos em um ambiente muito tecnológico. Cada vez que visitamos uma página, utilizamos uma aplicação (web ou móvel), completamos um formulário, entramos em um local comercial passando por um sensor entre outras coisas, deixamos pistas.
Essas pistas não apenas delatam nossa presença em determinado lugar (físico ou virtual). Também ajuda os marketeiros a irem construindo um perfil do nosso target. Estas são somente algumas das fontes e aplicações que o conceito mantém.
A utilização do Big Data com fins comerciais é uma das últimas tendências em Marketing Online e pisará forte durante 2014. Na atualidade existem empresas responsáveis por recolher e disponibilizar toda essa grande massa de informação a quem esteja interessado.
Tenha em conta que isso não se limita exclusivamente aos nossos próprios sites, locais entre outras coisas e nem sempre é facilmente processável e transponível entre os diferentes canais de venda e comunicação.
Big Data + E-mail Marketing = ROI Segurado
Com relação ao E-mail Marketing, sem dúvida o Big Data mantém uma grande oportunidade, já que a partir dele podemos obter uma radiografia muito mais precisa do perfil de nosso target e assim adaptar nossa estratégia e oferta às suas necessidades. Desde esta perspectiva, existem 4 conjuntos de dados que te ajudarão a ter sucesso:
Métricas de Campanha
Se trata das estatísticas geradas a partir do envio de nossa campanha de E-mail Marketing, tais como a Taxa de Abertura, a Taxa de Cliques (CTR) ou a Taxa de Conversões. Há ferramentas (recomendo E-goi) que fornecem essa informação através de relatórios detalhados do desempenho de seus envios.
Interação Web
As estatísticas web do nosso próprio site e de outros sites de interesse, nos fornecem valiosa informação sobre como as pessoas se comportam na internet, quais conteúdos ou quais produtos resultam mais interessantes e quais nem tanto.
Atividade no Ponto de Venda
Para aqueles envolvidos no varejo, os smartphones e o uso de tecnologias como o WiFi Tracking, permitem fazer um seguimento do comportamento do consumidor no ponto de venda e assim descobrir por exemplo o tempo que está na loja, os lugares exatos onde para ou quanto tempo está na zona dos caixas.
Estatísticas de Comércio Eletrônico
As estatísticas de E-commerce de nossos assinantes nos permitem analisar o desempenho de nossa campanha de E-mail Marketing e criar outras novas adaptando-as estritamente às necessidades dos clientes.
Por exemplo: se sabemos que nosso assinante adquiriu recentemente um dos smartphones que tenemos à venda, podemos enviar a ele uma segunda campanha oferecendo os acessórios específicos para aquele aparelho.
A Chave: Segmente sua Campanha!
Toda essa informação pode resultar tremendamente útil e avassaladora ao mesmo tempo. Dedique tempo e recursos exaustivamente para analisar a informação de mercado com que você conte e aproveite esta informação para segmentar sua base de dados com base na informação obtida.
O Big Data permitirá que você enriqueça seus critérios de segmentação como nunca antes, utilizando não somente critérios demográficos ou das últimas métricas de sua campanha, mas também elementos mais qualitativos e externos.
Lembre-se que segmentando sua base de dados você aumentará em média um 50% da taxa de cliques de sua campanha segundo KISSmetrics, já que quando mais você adapte sua mensagem e sua oferta às características e necessidades de seu target, melhores resultados você obterá.
Você planeja investigar mais sobre o Big Data neste ano? Conte pra mim como você vai aplicá-lo em sua próximo campanha de e-mail! Ou você ainda não faz E-mail Marketing?